NOVA FCT e Ordem dos Advogados promovem debate sobre tecnologia, inteligência artificial e direito
O próximo Bridge Talks é promovido pela Escola de Executivos da NOVA FCT, em parceria com a Ordem dos Advogados, é dedicado ao impacto da tecnologia e da inteligência artificial no Direito. Destina-se a profissionais de Direito e Justiça.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT promove a 4ª edição do Bridge Talks, uma iniciativa organizada em parceria com a Ordem dos Advogados, que contará com a presença de Rita Alarcão Júdice, Ministra da Justiça, Gonçalo Matias, Ministro Adjunto e da Reforma do Estado e João Massano, Bastonário da Ordem dos Advogados.
Dedicado ao tema “Tecnologia, IA e Direito. Inovar com ética, decidir com responsabilidade”, o evento terá lugar no dia 22 de abril, às 14h00, no Palácio de Queluz, reunindo especialistas, decisores e profissionais do direito e justiça, para debater o impacto da tecnologia e da inteligência artificial no Direito.
“O Bridge Talks pretende afirmar-se como um espaço de reflexão sobre um dos principais desafios contemporâneos: a integração da inteligência artificial nos sistemas jurídicos, explorando as tensões entre inovação tecnológica e responsabilidade ética. Num contexto em que dados, algoritmos e sistemas automatizados passam a influenciar processos de decisão, a iniciativa promove uma análise crítica sobre os limites, riscos e oportunidades associados”, explica a NOVA FCT em comunicado.
Entre os momentos de destaque está a sessão das 15h00 sobre “Decidir com responsabilidade: a ponte entre Ciência, Tecnologia e Direito”, que reúne João Massano, Bastonário da Ordem dos Advogados, e José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT. O debate abordará o conceito de responsabilidade num cenário assistido por inteligência artificial, com foco na proteção da autonomia humana e na construção de um quadro de confiança entre tecnologia e sociedade.
Às 15h45, a sessão “Direito e IA hoje: novas regras, novas responsabilidades” promove um diálogo interdisciplinar entre Direito e Engenharia, explorando desafios ao nível da regulação, supervisão e desenvolvimento ético de sistemas de inteligência artificial. Serão igualmente analisadas as evoluções legislativas recentes, modelos de supervisão emergentes e o impacto destas tecnologias em grupos mais vulneráveis.
A partir das 17h15, a mesa-redonda “Justiça em evolução e inovação com impacto” propõe uma reflexão sobre novas abordagens ao sistema judicial, destacando casos em que a inovação já está a gerar impacto concreto, contribuindo para maior eficiência e melhor acesso à justiça.
Mais do que projetar o futuro, esta edição do Bridge Talks da NOVA FCT Escola de Executivos centra-se nas decisões que estão a ser tomadas no presente, evidenciando as responsabilidades jurídicas, tecnológicas e institucionais que irão moldar o futuro da sociedade, reforça a NOVA FCT,








