Nova capital de risco vai promover o empreendedorismo na logística

A nova unidade de negócio da DB Schenker vai apoiar ideias que tenham potencial para transformar o setor da logística.

A DB Schenker, um dos principais fornecedores de logística do mundo com serviços de transporte terrestre, aéreo e marítimo, lançou uma nova unidade de negócio para promover o empreendedorismo no setor da logística. Chama-se Schenker Ventures e vai dedicar-se a promover a inovação no domínio logística, através do apoio e da colaboração com empreendedores e fundadores de novas empresas.

Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, frisou que querem ser o principal motor de novas ideias dentro da cadeia de abastecimento e da indústria logística, “enquanto construímos um futuro digital e amigo do ambiente. A Schenker Ventures desencadeará a inovação através da criatividade, determinação e liberdade empresarial. Sendo uma iniciativa estratégica fora da nossa atividade quotidiana, a nova unidade encontrará a sua casa nas proximidades da DB Schenker, mas não dentro da própria empresa. Estamos a dar início a um novo capítulo de projetos empresariais e de inovação”, explicou.

A Schenker Ventures estará baseada em dois pilares. O primeiro irá estruturar todas as atividades de capital de risco da DB Schenker e atuar como um investidor a longo prazo em empresas emergentes nos campos da logística e gestão da cadeia de abastecimento. Esta vertente procura enfatizar o desenvolvimento e conceção de novos modelos de negócio construídos em torno de conceitos digitais, promovidos pela tecnologia e orientados para a sustentabilidade.

O segundo pilar é o estudo de risco que será efetuado em conjunto com a MVP Factory, empresa com sede em Berlim. Cada empresa basear-se-á nas ideias dos empresários ou em ideias de conceitos que a Schenker Ventures e MVP Factory desenvolvem em conjunto.  Assim, através de uma análise de risco, os fundadores selecionados receberão todos os recursos de que necessitam para lançar com sucesso as suas empresas, incluindo capital, mentoria e experiência no seu âmbito de atuação.

Patric Hoffmann, diretor da Schenker Ventures, explicou que “a Schenker Ventures baseia-se num princípio fundamental: as grandes ideias precisam de liberdade empresarial. Os fundadores de empresas devem ter controlo sobre as suas ideias. Portanto, o nosso objetivo é criar um ambiente em que mantenham a plena propriedade e controlo das suas novas empresas. Como empresa experiente e com uma extensa rede, fornecemos apoio com capital, experiência em gestão de cadeias de abastecimento, infraestruturas logísticas e contactos com clientes de topo em todo o mundo”.

Refira-se que a DB Schenker  (que atualmente soma cerca de 74.200 colaboradores em mais 2.100 locais, em cerca de 130 países) colabora com mais de 50 empresas emergentes e tecnológicas de um conjunto diversificado de unidades de negócio, âmbitos de atividade e regiões de todo o mundo. A criação da Schenker Ventures, referem os seus responsáveis, pretende “impulsionar ainda mais este compromisso, dando continuidade aos investimentos recentes e às colaborações para realizar provas de conceito com, por exemplo, o pioneiro da mobilidade aérea urbana Volocopter ou o promotor autónomo de robótica móvel Gideon Brothers”.

Comentários

Artigos Relacionados