Norte 2020 incentiva contratação de recursos humanos qualificados

A iniciativa do Norte 2020 destina-se a micro, pequenas e médias empresas que queiram contratar profissionais com licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

O Norte 2020 está a incentivar micro, pequenas e médias empresas a contratar profissionais altamente qualificados. As organizações interessadas têm até ao dia 17 de dezembro deste ano para se candidatarem a um apoio de 50% nos salários deste tipo de colaboradores. O incentivo tem a duração de três anos e inclui a contratação de licenciados, mestres, doutorados e pós-doutorados.

O Programa Operacional Regional do Norte prevê aplicar 10 milhões de euros nesta iniciativa, que tem como finalidade contribuir para elevar as competências das empresas em domínios como a qualificação, internacionalização e investigação.

Importante referir que, no processo de candidatura, os promotores devem enquadrar a potencial contratação na estratégia de inovação da empresa, salientando os motivos pelos quais o profissional qualificado vai marcar a diferença no desenvolvimento do negócio. Na análise, será dada prioridade aos projetos alinhados com a estratégia de especialização inteligente da região Norte, ou seja, a empresas que se insiram nos setores da cultura, criação e moda, sistemas avançados de produção, sistemas agroambientais e alimentação, bem como indústrias da mobilidade e ambiente.

Saliente-se, ainda, que o financiamento tem limites para os salários que os profissionais qualificados podem receber. O limite mínimo é 1.500 euros e o máximo é 3.209 euros para os trabalhadores com doutoramento ou pós-doutoramento.

Pode obter mais informação sobre esta iniciativa pública no site do Norte 2020.

Comentários

Artigos Relacionados