Instalar uma horta no terraço de um hotel é um cenário improvável mas real.

O projeto foi implementado no Crowne Plaza Porto, hotel que passou a ter uma horta urbana de 300m² no terraço. Desta forma, pode disponibilizar refeições mais saudáveis no seu restaurante Poivron Rouge e, simultaneamente, contribuir para uma cidade mais sustentável.

Coube à jovem start-up portuense Noocity Ecologia Urbana ( www.noocity.com) a instalação da horta, composta por três módulos da cama de cultivo Noocity Growbed. Equipado com autorrega, o sistema permite uma poupança de água global até 80%, comparativamente aos sistemas de cultivo convencionais, uma vez que evita a evaporação, diminui a frequência de rega e permite reter a água das chuvas. Por outro lado, o sistema de sub-irrigação tem uma autonomia de rega que pode ir até três semanas.

Na sua horta particular, o chef Jorge Sousa, responsável pelo Restaurante Poivron Rouge, tem agora à sua disposição alfaces, ervas aromáticas, cenouras, tomates, cebolas, rabanetes, frutos vermelhos, batata-doce e flores comestíveis. As primeiras colheitas estão previstas para dezembro e, posteriormente, serão semeados novos produtos, de acordo com a época do ano.

“Além de passarmos a ter um rápido e fácil acesso a alimentos sempre frescos e que encaixam na perfeição com o nosso conceito de cozinha mediterrânica – pura, natural e saudável -, este é o nosso contributo para uma cidade futurista e com hábitos cada vez mais amigos do ambiente”, explicou Mário Carvalho, diretor do departamento Food & Beverage do hotel.

O acompanhamento técnico da horta está a cargo da Noocity, assim como toda a formação inerente, mas a manutenção da mesma fica sob a alçada do chefe Jorge Sousa.

A horta do Crowne Plaza Porto é agora mais um ponto de atração para os clientes do hotel, que podem visitar aquele espaço acompanhados por membros do staff.

Comentários