Nómadas digitais: os melhores destinos portugueses para trabalhar

Os nómadas digitais procuram sempre os melhores spots internacionais para se instalarem e trabalharem. Portugal tem algumas propostas de Norte a Sul identificadas pela Airbnb.

Os novos modelos de trabalho impulsionados pela pandemia tiraram as pessoas dos escritórios, ou seja, o trabalho remoto e híbrido libertou-os da necessidade de estarem todos os dias confinados nas empresas. Surgiu, por isso, um novo cenário: a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar, em qualquer parte do mundo.

Com um computador e as infraestruturas de comunicação necessárias, os nómadas digitais são a prova deste novo paradigma: viajam à procura os melhores locais para se instalarem durante um tempo, até partirem para um novo destino. Em Portugal, por exemplo, só em 2021 houve um crescimento de quase 90% nas estadias de longo prazo (ou seja, aquelas que se prolongam por 28 noites ou mais), na Airbnb, um indicador de que, segundo esta plataforma, as pessoas estão cada vez mais a abraçar esta nova flexibilidade de viver e trabalhar em qualquer lugar.

Portugal também está na lista de destinos dos nómadas digitais e a Airbnb compilou uma lista de localidades – com base em fatores como acessibilidade económica, hospitalidade e popularidade -, que estão no topo do ranking para estadias de longo prazo. A saber:

Mais hospitaleiras
Olhando para as cidades portuguesas com a maior percentagem de revisões de estadia a longo prazo com 5 estrelas na Airbnb, a região do Algarve destaca-se entre as restantes, com 4 das 10 cidades “mais hospitaleiras” para nómadas digitais: Coimbra, Lagos, Portimão, Ericeira, Funchal, Cascais, Albufeira, Porto, Quarteira, Lisboa.

Mais económicas
Também foi considerado o preço médio por noite para estadias de longa duração – em destinos que tinham 1.000 ou mais noites de estadia de longa duração reservadas em 2021. Estas são algumas das localizações mais acessíveis, com preços médios inferiores a 30 euros por noite, para estadias de longa duração: Amora, Setúbal,  São Mamede de Infesta, Porto, Odivelas, Lisboa,Castelo Branco, Covilhã. 

Mais populares e bem equipados
Lisboa e Porto foram os destinos com mais reservas para viagens de longa duração em 2021. Cinco dos 10 destinos com mais reservas estão localizados no Algarve ou numa ilha (Lagos, Funchal, Albufeira, Portimão e Quarteira). Os anfitriões em Portugal estão também conscientes da procura deste tipo de estadias e Lisboa e Porto apresentam a maior percentagem de casas que estão prontas para acolher estadias de longa duração, com quase 50% da oferta para reservar estadias de longa duração: Lisboa, Porto, Lagos, Funchal, Albufeira, Portimão, Quarteira, Coimbra, Cascais, Vila Nova de Gaia.

Alemanha lidera no cenário europeu
No contexto europeu, a Airbnb, analisou os países com a maior percentagem de reservas de estadias de longa duração em 2021 (isto é aqueles que tiveram uma percentagem do total das suas reservas). No topo da tabela estão a Alemanha, Áustria, Espanha, Portugal e Reino Unido.

Comentários

Artigos Relacionados