NextGen Mobility Challenge procura PME e start-ups inovadoras

O programa de inovação destina-se a PME e start-ups com soluções na área da mobilidade.

As PME e start-ups com soluções inovadoras nas áreas da mobilidade, informação, logística, conectividade da infraestrutura e soluções digitais inteligentes e digitalização da mobilidade podem candidatar-se ao Programa de Inovação da NextGen Mobility até 9 de junho.

Esta TestBed dispõe apenas de 10 vagas e visa apoiar o desenvolvimento de soluções disruptivas no setor, nas fases de teste e validação, e a aceleração do negócio, através da disponibilização de tecnologias, infraestruturas e competências das entidades parceiras. A saber, o grupo Brisa, A-to-Be, Altice Labs, Instituto de Telecomunicações e o FI Group.

Já os desafios tecnológicos são Infraestruturas inteligentes e Smart Cities (sensorização inteligente na infraestrutura, manutenção e gestão preditiva de incidências, deteção automática de incidentes nas estradas, novas abordagens para a segurança rodoviária, Interações entre veículo-veículo e infraestrutura-veículo, novas abordagens de cobrança de portagens); Comunicação de alto desempenho e Gestão de dados (integração de dispositivos IoT sobre rede 5G, conectividade móvel em cenário de smart cities, edge computing e mobilidade); e Mobilidade (desenvolvimento de cruzamentos inteligentes, melhorar a segurança de transportes perigosos).

Os participantes vão poder experimentar, testar, validar e acelerar os seus produtos e/ou serviços digitais, já que o programa disponibiliza recursos para o seu desenvolvimento tecnológico, infraestruturas, equipamentos de ponta e know-how de equipas especializadas. Tornar as empresas mais competitivas num mercado em constante atualização tecnológica é o objetivo.

São critérios de elegibilidade das PME e start-ups ter NIF português, potencial para aplicação no mercado, ter capacidade tecnológica, ter uma solução diferenciadora com impacto para o setor de mobilidade e infraestruturas rodoviárias e existir um piloto passível de sofrer incremento tecnológico (TRL) nas áreas temáticas da Test Bed. Estão ainda a concurso 9 mil euros em prémios pecuniários e serviços.

Comentários

Artigos Relacionados