Nestlé, RFM e Rádio Comercial são as empresas com melhor reputação em Portugal

Foi hoje revelado pelo Reputation Institute o relatório com as empresas com melhor reputação em Portugal. Confira o top 10 neste artigo.
O Reputation Institute e a Lift deram hoje a conhecer as empresas com melhor reputação em Portugal. Este foi o tema principal do evento que ocorreu no auditório da EDP, no Cais do Sodré, em Lisboa.
Deste acontecimento ficou principalmente a noção de que existe uma relação direta entre a reputação da empresa e o desempenho no mercado. Ou seja, as organizações que contam com uma perceção positiva por parte dos stakeholders tendem a ter mais clientes.
Senão vejamos: segundo o estudo do Reputation Institute, melhorar esta pontuação (que é cotada de zero a 100) em cinco pontos não só aumenta em 5,7% a intenção dos clientes em apoiarem a empresa, como também melhora a confiança em 4,9%.
“A reputação corporativa é a representação da perceção das ações passadas e das expetativas futuras que, quando comparado com os seus principais competidores, descrevem a atração geral que os stakeholders sentem pela firma” – Charles Fombrun, fundador & partner do Reputation Institute
Empresas com melhor reputação, por indústria
Para levar a cabo o estudo em Portugal, o Reputation Institute entrevistou mais de 10 mil pessoas e constatou que as indústrias com melhor reputação são: Tecnologia, Bens de Consumo e Food & Beverages. Do outro lado do espetro figuram as organizações de Transportes, Finanças e Telecomunicações. A lista que se segue inclui as melhores empresas de cada indústria:
Bens de Consumo: Renova
Tecnologia: Microsoft
Food & Beverages: Nestlé
Automóvel: BMW
Retalho: LIDL
Industrial: Siemens
Informação & Media: RFM
Serviços: ACP
Transportadoras Aéreas: TAP
Energia: Repsol
Telecomunicações: Vodafone
O estudo filtrou também as empresas pelas várias componentes que criam a reputação. No que diz respeito à liderança, ao desempenho e à inovação as tabelas são lideradas pela Google, Microsoft e BMW. Já no ambiente de trabalho, a Rádio Comercial marca presença juntamente com as incumbentes Google e Microsoft. A Nestlé, a Microsoft e a BMW lideram o ranking de produtos. Por fim, no pódio da componente administração surge a Delta, a RFM e a Decathlon. Esta última dimensão é, de acordo com o relatório, o fator mais importante nas áreas da Energia, da Informação & Média e do setor Industrial.
Top 10 de empresas com melhor reputação em Portugal
- Nestlé (84)
- RFM (83,2)
- Rádio Comercial (83,1)
- Sony (82)
- Delta (81,7)
- Microsoft (81,2)
- Luso (81)
- LIDL (80,7)
- Porto Editora (80,5)
- BMW (80)
Refira-se que 50% das empresas presentes no top 10 são nacionais, algo que não é habitual acontecer nestes estudos, como frisou Fernando Prado, managing partner da Reputation Institute para a América Latina e Península Ibérica, durante a apresentação dos resultados.
Além das características já descritas, saliente-se a importância de as organizações promoverem oportunidades iguais para todos os colaboradores – independentemente da raça e género – e de fomentarem a igualdade salarial. Neste último caso, na eventualidade das empresas terem desigualdade salarial entre géneros, por exemplo, a reputação de uma organização pode sofrer uma queda de 19,6 pontos.
Acrescente-se, ainda, a importância da cultura, uma parte fundamental da reputação, e da cibersegurança. Uma fuga de informação sobre os dados dos clientes pode levar a reputação da empresa a perder 15 pontos.
O CEO tem um papel igualmente importante na perceção que as pessoas têm de uma empresa. De acordo com a apresentação desta manhã, 14% da reputação de uma organização vem do diretor executivo. A capacidade de liderança, responsabilidade, gestão e comunicação são as características que ditam um bom CEO.
Foi em torno deste último tema que se realizou ainda, no decurso da apresentação, um painel de debate participado por João Vieira Pereira, o novo diretor do Jornal Expresso, e Salvador da Cunha, CEO da Lift.