Nestlé e Nova SBE procuram start-ups com soluções inovadoras para a nutrição, saúde e bem-estar
O Start and Co. 2020, que tem candidaturas abertas até 4 de setembro, já acelerou e integrou, até à data, nove negócios na Nestlé, três dos quais com projeção internacional.
A Nestlé Portugal e a Nova School of Business and Economics lançam mais uma edição do seu programa de Open Innovation, o Start and Co. 2020, que se destina a start-ups que queriam ajudar a cocriar o futuro da Nutrição, Saúde e Bem-Estar, um dos pilares fundamentais do propósito da companhia de alimentação e bebidas de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.
Segundo a Nestlé, o Programa de Inovação e Empreendedorismo Start and Co. desafia start-ups e empreendedores a desenvolver e a implementar projetos em áreas que possam fazer a diferença na vida das pessoas, das comunidades e do planeta, uma vez que também no âmbito desta parceria a empresa está apoiar o desenvolvimento do tecido empresarial nas comunidades onde está presente e a direcionar esforços para soluções mais sustentáveis ao longo das suas operações, desde o fornecimento de matérias-primas, passando pela investigação em novas embalagens e pela cadeia de abastecimento ao mercado.
O Start and Co. 2020 já vai na sua 3ª edição e resulta de uma parceria entre uma empresa e uma instituição de ensino, e tem por objetivo identificar e selecionar start-ups e novos empreendedores que queiram crescer através da exploração de sinergias e, assim, criar novos caminhos e futuros negócios em parceria com a Nestlé.
Andreia Vaz, Head of Strategy & Innovation da Nestlé Portugal, sublinhou que “esta iniciativa surge porque acreditamos que a perspetiva do mundo exterior, uma perspetiva fresca sobre o futuro do consumidor, adiciona muito valor à forma como podemos abordar o nosso papel na sociedade. Por isso, partilhamos os nossos desafios com toda a comunidade empreendedora para que cocriem connosco soluções que suportem os nossos valores de inovação e sustentabilidade, fundamentais para cumprir o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”.
Para Pedro Brito, Associate Dean for Executive Education & Business Transformation, “a parceria com a Nestlé reflete a missão do Nova SBE Co.Innovation Lab. Acreditamos que é possível juntar o melhor de três mundos – a academia, as empresas e as startups – para co-criarem soluções com impacto face a novos desafios. O Start and Co 2020, mantém a ambição de ensinar, capacitar e inspirar os intraempreendedores de equipas transversais da Nestlé a inovar, bem como a praticar ativamente na co-criação das soluções com as startups, de uma forma colaborativa e experimental”.
As candidaturas ao Start and Co. 2020 devem ser submetidas até 4 de setembro através do site da iniciativa, com a apresentação de um projeto que responda a um dos desafios lançados: i) Novos canais; ii) Soluções de fornecimento ágeis; iii) Futuro mais saudável; iv) Tecnologia para a conveniência; v) Sustentabilidade; vi) Retalho e teatro de marca; vii) “Wildcards”.
A decorrer até 18 de dezembro de 2020, o programa START and CO. compreende três fases (Candidaturas, Seleção e Co-desenvolvimento), durante as quais serão realizadas um conjunto de atividades que visam identificar os cinco melhores projetos.
À semelhança das anteriores edições, as propostas selecionadas terão a oportunidade de desenvolver a sua ideia em ambiente real de mercado, onde poderão contar com um espaço de co-work, mentoria e formação para a conceção e desenvolvimento dos seus projetos.
Das anteriores edições desta parceria entre a Nestlé Portugal e a Nova SBE já resultaram projetos pioneiros com a Allo Smiles, Allmicroalgae, Buggle, InnovaWorks, JIT, Petable, Pet Hub, Progrow, Team8, cujos projetos e negócios continuam em aceleração e a colaborar com a Nestlé a nível de novos modelos de negócio, digitalização de sistemas, academias de aprendizagem online, entre outros, quer a nível Ibérico, quer a nível Europeu.