NEST leva metodologia Design Thinking às PME de turismo

Depois do sucesso da primeira edição realizada em formato digital, o NEST- Centro de Inovação do Turismo decidiu levar o projeto Think Tanks on the way by NEST a várias cidades do país, num roadshow que tem início a 6 de dezembro em Lisboa.
O projeto Think Tanks by NEST, que se destina a explorar a metodologia do Design Thinking e o seu impacto nas práticas de inovação, com ênfase no setor do turismo, estreou-se em formato digital em 2020, mas regressa agora em formato presencial através de um roadshow, anunciou o NEST – Centro de Inovação do Turismo.
Na versão presencial, o evento não estará centrado apenas num tema, como na edição anterior, mas sim em agendas específicas que convidam PME do setor do Turismo a aplicar a metodologia do Design Thinking nos seus próprios negócios. O objetivo é torná-los mais eficientes, criativos e rentáveis. O roadshow terá início em Lisboa, no dia 6 de dezembro, e passará por várias cidades, incluindo Coimbra, Portimão, Porto e culminará na Covilhã.
Na agenda do programa, os participantes terão acesso a vários momentos: uma sessão de boas-vindas, onde os participantes terão a oportunidade de descobrir como o NEST utiliza o Design Thinking para moldar o futuro do turismo e como podem juntar-se a essa jornada de inovação; uma masterclass que explora a transição digital no turismo, destacando as oportunidades que essa transformação oferece ao setor; uma apresentação da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal sobre as vantagens de ser associado, assim como uma apresentação da oferta formativa da Escola de Turismo; e uma sessão de capacitação sobre como aplicar o Design Thinking nos negócios, em que os participantes terão acesso a um workshop interativo que os ajudará a despertar o seu potencial de inovação. Todas as atividades serão adaptadas de acordo com o local.
“O Design Thinking combina o que é desejável do ponto de vista humano com o que é tecnologicamente e economicamente viável. Muitos líderes de negócios adotam esta metodologia como uma abordagem de senso comum para resolver problemas complexos, sendo uma ferramenta fundamental para os negócios de hoje em dia, pois permite criar soluções inovadoras centradas no cliente que são adaptáveis e promovem sobretudo a colaboração”, explicou Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
Roberto Antunes assinala ainda que “juntos, e pondo mãos à obra, os participantes poderão contribuir para a criação de uma indústria mais vibrante e sustentável, usando uma metodologia inovadora. Este evento é uma oportunidade para aqueles que desejam explorar as últimas tendências em inovação no turismo e transformação digital. Incentivamos as PME que participem e façam parte da mudança no setor, e se quiserem, tragam um colega, parceiro de negócios, ou simplesmente alguém que considerem ter a mesma vontade de inovar”.
O roadshow tem datas marcadas para dia 6 de dezembro em Lisboa, 13 de dezembro em Coimbra, 10 de janeiro em Portimão, 17 de janeiro no Porto e 24 de janeiro na Covilhã.