Negócios do mês: start-ups portuguesas vão às compras em Itália e na Turquia

Este mês duas start-ups portuguesas foram às compras. A Coverflex adquiriu a italiana EatsReady, uma plataforma de vales refeição e “benefícios para colaboradores”. Já a Smartex.ai comprou a turca Tuvis, para reforçar o combate ao desperdício na indústria têxtil através de IA.
Coverflex compra empresa italiana de vales de refeição EatsReady
A Coverflex comprou a empresa italiana de vales de refeição EatsReady. A compra, a quarta em dois anos, segue-se à ronda de 15 milhões de euros e à entrada da empresa de gestão de benefícios no mercado italiano. Com esta aquisição, a Coverflex passa a ser uma das 10 empresas que opera em Itália no segmento dos vales de refeição. Na sequência desta operação, a Gellify, a Copernion e a Tomokana tornaram-se acionistas.
“Esta aquisição representa um avanço decisivo para a nossa equipa e um importante ponto de viragem na nossa jornada”, refere Olivia Burgio, cofundadora da EatsReady e agora head of M&A & Integrations na Coverflex, citada em comunicado.
“Estamos entusiasmados com esta oportunidade recíproca e já estamos a trabalhar para potenciar sinergias e explorar novas vias de crescimento. Esta transação também simboliza a forma como o ecossistema italiano de startups pode atrair o interesse de empresas internacionais para desbloquear novas oportunidades de mercado”, acrescenta a head of M&A & Integrations na Coverflex.
A operar em Itália desde 2017, sob a liderança de Olivia Burgio e Micaela Illy, a start-up, que atua na área de vales de refeição, gerou no ano passado 1,8 milhões de euros de receitas brutas, em breakeven. A Eatsready tem mais de 50 clientes empresariais ativos, tais como Treatwell, Klarna e Telepass, e utiliza uma rede comercial de mais de 2 mil restaurantes independentes, cadeias de restaurantes, cadeias de supermercados e serviços de entrega online, incluindo Esselunga, Poke House e Deliveroo, clientes que irão migrar durante este ano para a plataforma de Coverflex.
Smartex.ai compra empresa na Turquia e instala centro de engenharia no país
A Smartex.ai adquiriu a start-up turca Tuvis, empresa que desenvolve soluções de controlo visual de qualidade na produção de têxteis, baseadas em inteligência artificial e deep learning.
Com uma das maiores indústrias mundiais de textil, a Turquia é também já um dos principais mercados das soluções da Smartex.ai, que por esta via reforça a presença local e anuncia a instalação no país de um novo centro de engenharia (nas fotos).
Na Turquia, a Smartex.ai operava até agora através de um distribuidor local, a Erko, e já tinha “vários engenheiros e técnicos de serviço a tempo inteiro”, explica também a empresa, sublinhando que a operação vai agora permitir dar novos “passos para a missão da Smartex de acrescentar valor à indústria têxtil global, melhorando a experiência do cliente e trabalhando para um futuro sem desperdícios”.
O novo centro de engenharia da Smartex.ai na Turquia vai fixar-se em Maslak, na região de Istambul. Para este centro, a empresa tem planos para contratar mais de uma dezena de novos colaboradores em áreas como service engineering, customer success, entre outras.
As soluções da Smartex.ai visam colmatar o desperdício associado à produção têxtil com defeitos, permitindo a monitorização e correção contínua de processos, com recurso a inteligência artificial, e evitando que essas falhas sejam só detetadas no final da produção.