Negócios do mês: Sonae, A Padaria Portuguesa e Hotel da Praia do Sol

A Sonae fechou acordo para vender a MO e a Zippy, A Padaria Portuguesa passa para as mãos do grupo espanhol Rodilla, e o antigo Hotel da Praia do Sol foi adquirido por um conjunto de investidores.
A Sonae SGPS comunicou esta semana à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que a sua subsidiária Fashion Division celebrou um acordo para a venda da Modalfa (MO) e da Zippy a um consórcio composto por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, e pelo Fundo Mercúrio, um fundo de private equity gerido pela Oxy Capital.
“Assumimos esta nova etapa com muito entusiasmo e orgulho nas marcas que temos, estando cientes da grande responsabilidade acrescida para todos na MO, assim como para a Catarina Leão e a equipa da Zippy. Acreditamos que este passo de maior autonomia é o mais adequado e será especialmente propício ao desenvolvimento e sucesso sustentado destes negócios”, explicou Francisco Pimentel.
O acordo de venda constitui um MBO (Management Buy Out), ou seja, uma aquisição pela atual equipa de gestão, demonstrando a sua aposta e compromisso com o negócio. Para a Sonae, é uma operação que se enquadra na estratégia de gestão ativa do portefólio, procurando encontrar as melhores oportunidades de desenvolvimento para os seus negócios.
“Estamos muito satisfeitos com esta operação e com o que ela significa para todas as partes envolvidas. A Sonae tem vários casos de MBO de sucesso na sua história, que revelam a cultura empreendedora dos nossos gestores e a nossa capacidade de projetar empresas para além do perímetro do Grupo”, afirmou João Dolores, CFO da Sonae. E, acrescentou, “estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las”.
O negócio, que de acordo com o referido comunicado, deverá estar concluído até ao final do primeiro semestre, ascende a aproximadamente 20 milhões de euros, implicando “uma perda contabilística estatutária, não monetária, de cerca de 24 milhões de euros”. O comunicado à CMVM refere ainda que a “valorização acordada está em linha com o valor NAV atribuído a estes negócios”. A conclusão do negócio está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.
Refira-se que a MO foi criada em 1995 e é uma área de negócio especializada em moda e acessórios para toda a família, com mais de 120 lojas de moda em Portugal. Já a Zippy, nasceu em 2004, atua no universo infantil, e vende em mais de 40 países numa rede de lojas próprias e franchisadas.
Padaria nas mãos dos espanhóis Rodilla
A Padaria Portuguesa e o grupo espanhol Rodilla chegaram a acordo para que este último compre a totalidade da empresa portuguesa, o que envolve os mais de 80 espaços de padarias e pastelarias e as duas fábricas que fazem parte da cadeia portuguesa.
Em comunicado é referido que o grupo de restauração espanhol “irá implementar um plano de crescimento para a cadeia portuguesa, com o objetivo de reforçar o seu caráter português e impulsionar a sua expansão internacional”.
Fundada há 15 anos, por Nuno Carvalho, rede A Padaria Portuguesa emprega cerca de mil pessoas e está presente nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto. Por sua vez, o grupo espanhol, integra as marcas Rodilla, Hamburguesa Nostra, Vaca Nostra, Café de Indias e Jamaica, e conta com cerca de 300 estabelecimentos. Depois de ter expandido para Miami em 2019, a entrada em Portugal marca a sua segunda operação internacional.
Depois da aprovação da Autoridade da Concorrência, seguir-se-á “um período de transição cuidado, mantendo o foco na gestão das equipas e nas operações diárias da empresa”.
Investidores compram Hotel da Praia do Sol e nasce o Hotel Paparica
O antigo Hotel da Praia do Sol, inaugurado em 1934, na Costa da Caparica, foi adquirido por um conjunto de investidores privados, nacionais e estrangeiros, que agora irão transformá-lo no Hotel Paparica, uma unidade hoteleira com um ambiente moderno a preços acessíveis,
A Athena Advisers, representou os compradores no processo de aquisição do antigo Hotel da Praia do Sol e conduziu o processo de transação. Foi igualmente responsável pela procura e identificação do ativo, pela prospeção de mercado que aferiu a viabilidade financeira do projeto e também pela montagem da operação de club deal que permitiu atrair investidores e captar o capital necessário à aquisição e renovação do hotel. O investimento envolvido na operação não foi revelado.
“Estamos muito satisfeitos com a concretização deste negócio e por termos conseguido alavancar todo o nosso know-how na busca de oportunidades nesta zona e na montagem de toda a operação para captar investidores e financiamento para a compra e reabilitação do novo Hotel Paparica”, afirmou David Moura-George, diretor geral da Athena Advisers Portugal. Lembra ainda que a “a Costa da Caparica é um destino turístico cada vez mais dinâmico, que atrai não apenas lisboetas e população local, mas também um número crescente de residentes e visitantes internacionais, sendo, por isso, essencial melhorar e aumentar a oferta hoteleira da região.”
Situado na principal artéria pedonal da Costa da Caparica, o renovado Hotel Paparica terá uma arquitetura moderna inspirada no ambiente de praia da região. A unidade hoteleira terá 51 quartos, que tem por objetivo promover o encontro entre visitantes nacionais e estrangeiros e a comunidade local. A obra de reabilitação do hotel vai ser liderada por Matthieu Bégué, cofundador do hotel boutique Maison Traversière, no centro de Paris.
“O Paparica será um hotel ligado ao surf, com um ambiente moderno e charmoso que celebra a arte de viver atlântica tão típica de Portugal e que pretende estar aberto ao bairro e à comunidade local, juntando portugueses e estrangeiros no coração da mais emblemática rua da Caparica. É esta a nossa visão de qualidade para o turismo português”, explicou Roman Carel, fundador da Athena Advisers.