Negócios do mês: HP, IskayPet, Glovo e MDS foram às compras
Este mês não temos um, mas quatro negócios. A HP comprou a Plantronics, para acompanhar o teletrabalho. Os peruanos lskayPet adquiriram a cadeia animal Ornimundo em Portugal. A Glovo chegou a acordo com a portuguesa Kitch. E a MDS comprou a mediadora Segurtime para reforçar negócios na zona centro do nosso país.
HP compra Poly por 3,3 mil milhões para acompanhar expansão do teletrabalho
Com o objetivo de acelerar a estratégia da HP para criar um portfólio orientado para o crescimento, a empresa vai adquirir a Plantronics, também conhecida como Poly por um total de 3,3 mil milhões de euros. A empresa norte-americana é conhecida no mercado por disponibilizar “headsets” de áudio e também acessórios pra vídeo.
A HP explica que esta aquisição permitirá à empresa “acelerar a estratégia para criar um portefólio mais orientado para crescimento”, nomeadamente na área do ambiente de trabalho híbrido.
“A expansão do escritório híbrido cria uma oportunidade que aparece uma vez por geração para definir a forma como o trabalho é feito”, contextualiza Enrique Lores, presidente e CEO da HP, em comunicado. “Ao combinar a HP e a Poly é possível criar um portefólio de liderança nas soluções de trabalho híbrido nos mercados de maiores dimensões e nos mercados em crescimento”.
A Poly vende, além de soluções de videoconferência, também equipamentos como câmaras, “headsets”, soluções de voz ou software. É expectável que esta aquisição esteja concluída “no final de 2022”, estando ainda sujeita a aprovação por parte dos acionistas e também dos reguladores.
Esta é a segunda aquisição da HP este ano, depois de no início de fevereiro anunciar a compra da Choose Packaging, uma empresa que desenvolveu tecnologia que disponibiliza uma alternativa às garrafas de plástico.
Grupo de capital peruano compra cadeia animal Ornimundo em Portugal
Grupo que detém as marcas Kiwoko, Tiendanimal, Kivet e Clinicanimal, a IskayPet, comprou a cadeia portuguesa Ornimundo com 32 lojas, canal online, 20 salões de beleza e três clínicas veterinárias.
Com esta operação, a empresa sediada em Madrid e controlada pela Emefin, o braço de investimento do grupo Mulder, detido por uma das famílias mais ricas do Peru, passa a somar mais de 260 lojas, diferentes canais online, 71 clínicas veterinárias, 131 salões de beleza e mais de três mil colaboradores em Espanha e Portugal.
Marcos Ruao, CEO da IskayPet, frisa numa nota de imprensa que deseja manter “o espírito das origens de cada uma das diferentes empresas que têm vindo a formar” o grupo, que resultou em 2020 da junção das marcas Kiwoko e Tiendanimal, assim como dos serviços veterinários Kivet e Clinicanimal.
Glovo compra portuguesa Kitch. Startup quer contratar 50 até junho
A Kitch, start-up liderada por Nuno Rodrigues e Rui Bento (antigo general manager da Uber em Portugal), vai passar para as mãos da Glovo. A tecnológica internacional anuncia que a aquisição da start-up portuguesa tem como objtivo colocar as suas ferramentas ao serviço de ainda mais restaurantes.
A Kitch é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de digitalização para o sector da restauração, nomeadamente a criação de canais próprios de vendas online. Com esta operação, poderá levar os seus serviços também aos outros países onde a Glovo está presente, começando por Itália e Geórgia.
A Kitch também irá colaborar com a espanhola WinDelivery, recentemente comprada pela Glovo, para ampliar o seu alcance.
A Glovo informa em comunicado que a Kitch vai continuar a operar de forma independente e que irá manter o seu centro de desenvolvimento em Lisboa. A start-up também manterá a sua identidade e continuará a ser liderada pelos fundadores, estando prevista a contração de cerca de 50 pessoas até ao final de junho.
MDS compra mediadora Segurtime e reforça negócios na zona centro
A corretora MDS adquiriu a mediadora de seguros Segurtime que conta com cinco escritórios na região centro do país e emite prémios de seguro em valor superior a 9 milhões de euros por ano, servindo mais de 10 mil clientes.
Entre os clientes da Segurtime estão empresas com negócios a nível nacional e internacional em setores como a reciclagem, cerâmica, moldes, mobiliário, metalomecânica e construção civil e obras públicas. Em 2020, a mediadora obteve um volume de negócios de 711 mil euros e resultados líquidos de 386,7 mil euros.
A aquisição permite ao Grupo MDS reforçar a posição em Portugal, nomeadamente na região Centro. A Segurtime tem sede em Porto de Mós e escritórios em Leiria, Maceira, Ourém e Fátima, contando com uma equipa de cerca de duas dezenas de colaboradores.
No final de 2021 os acionistas do Grupo MDS, o grupo Sonae e a família proprietária do Grupo brasileiro Suzano, acordaram a sua integração no The Ardonagh Group, o maior grupo de corretagem independente do Reino Unido e que se encontra entre os 20 maiores grupos de corretagem de seguros do mundo, tendo receitas superiores a 1,5 mil milhões de dólares e empregando cerca de 9 mil pessoas nos seus mais de 100 escritórios. A operação pendente das autorizações regulatórias.








