Negócios do mês: Farfetch e Grupo Your com novas aquisições e start-up Veniam passa para as mãos da Nexar

Farfetch compra participação em retalhista italiana de luxo YNAP. O acordo oferece à empresa liderada por José Neves um maior portefólio de produtos de luxo. Também o Grupo Your foi às compras e adquiriu a empresa de serviços de contabilidade CERB. Já a start-up portuguesa Veniam passou para as mãos da israelita Nexar. Conheça os negócios deste mês.
Farfetch compra 47% da YNAP à Richmont
A Farfetch comprou 47,5% do capital da empresa de “e-commerce” de roupa, YNAP, à companhia de luxo Richemont. O objetivo é garantir a aquisição da marca de retalho online no futuro.
O presidente da Richemont, Johann Rupert, abandonou os planos de constituir uma plataforma online própria da marca de luxo em 2021, focando-se assim numa parceira com a Farfetch para a consolidação da YNAP. Ao alienar parte do capital da YNAP, a dona da marca Cartier irá receber entre 53 milhões a 58,5 milhões de ações classe A da Farfecth.
O acordo estabelece ainda que a Richemont receba 250 milhões de ações da empresa liderada por José Neves no quinto aniversário da conclusão da transação, que se espera que seja no final de 2023. Por seu lado, o acordo assegura à Farfetch um portefólio mais amplo de marcas para a sua plataforma online.
Há ainda a possibilidade de no futuro a empresa liderada por José Neves comprar a totalidade da YNAP, um objetivo que a Farfetch assume em comunicado, ao anunciar o negócio: “[Este acordo] abre caminho a uma potencial aquisição pela Farfetch”.
Grupo Your adquire empresa de contabilidade
A Your Finance, empresa do Grupo Your especializada em serviços de contabilidade e payroll, adquiriu a CERB num negócio avaliado em cerca de cinco milhões de euros.
Especialista em serviços de apoio à gestão, contabilidade financeira, gestão de recursos humanos e organização de empresas, a CERB conta com uma equipa com 80 colaboradores — que passa a ser chefiada por Francisco Santana Lopes, associate partner do Grupo Your –, e uma carteira de cerca de 700 clientes. A empresa sediada em Sintra fechou o ano de 2021 com uma faturação de 3,5 milhões de euros.
“É com muito orgulho e responsabilidade que assumimos a sucessão da CERB, liderada por Manuel Homem de Melo, que sempre foi uma empresa de referência e exemplo a seguir para nós. A estratégia de crescimento do Grupo Your passa precisamente por procurar sinergias através de fusões e aquisições que potenciem o nosso know how especializado junto do tecido empresarial”, resumiu a fundadora e CEO, Sara do Ó.
Fundado há 15 anos por Sara do Ó e Filipa Xavier de Bastos, que continuam a ser as acionistas maioritárias – os outros três partners são Hugo Salgueiro, Pedro Lourenço Marques e Manuel Cotta Dias -, o Grupo Your registou em 2021 um volume de negócios de dez milhões de euros. Nos escritórios de Lisboa, Porto e Luanda (Angola) empregava até agora cerca de 250 pessoas.
Apesar de contar atualmente com um total de 11 áreas de negócio distintas, a contabilidade (Your Finance) ainda representa cerca de 75% do volume de negócios, empregando mais de 200 pessoas. Nos serviços prestados a uma carteira com cerca de 2.500 clientes, os outros segmentos mais relevantes são a Your Care (medicina e saúde no trabalho) e a Your People (consultoria em recursos humanos).
Tecnológica israelita compra start-up portuguesa Veniam
A empresa israelita Nexar anunciou que vai comprar a start-up portuguesa Veniam que desenvolve tecnologia que permite ligar automóveis em rede, transformá-los em pontos de acesso à Internet (hotspots) e recolher informação sobre os veículos. O valor da operação não foi divulgado.
“Esta aquisição representa uma das primeiras vezes que uma empresa israelita adquire uma start-up tecnológica portuguesa, tornando-se assim um marco para o ecossistema de inovação em Portugal que atrai cada vez mais atenção internacional como um importante hub europeu de start-ups”, lê-se num comunicado sobre a compra.
Com a aquisição, a tecnológica israelita Nexar quer combinar as suas capacidades de visão computacional com a plataforma da Veniam que permite que dispositivos em carros se conectem entre si e com a Internet.
“A Veniam é uma escolha natural para a Nexar”, acrescenta Eran Shir, co-fundador e presidente executivo da Nexar, citado em comunicado. “Como clientes da Veniam, ficamos muito familiarizados com a sua tecnologia e a incrível equipa por detrás.”
Por sua vez, João Barros, fundador e presidente executivo da Veniam, salienta que a tecnológica israelita “está a recolher e a distribuir dados a uma escala sem precedentes”. A junção da Veniam e da Nexar permitirá criar veículos e cidades “mais inteligentes, seguras e sustentáveis”.