Modelos de trabalho mais saudáveis contribuem para o sucesso no setor das vendas
A adoção da inteligência artificial melhora a produtividade, mas o burnout, as dificuldades económicas e os desafios do modelo de trabalho afetam os resultados das vendas, destaca o “State of Sales 2025”.
A Pipedrive anunciou os resultados da 6.ª edição do seu relatório anual “State of Sales and Marketing Report 2025″, que oferece uma visão sobre a adoção da inteligência artificial, as tendências no local de trabalho e a evolução do desempenho das vendas. Baseado nas respostas de cerca de mil profissionais (representando start-ups, PMEs e grandes empresas), em 85 países, o estudo revela que, embora a IA aumente a produtividade, o verdadeiro fator diferenciador no sucesso das vendas está nos modelos de trabalho mais saudáveis e sustentáveis.
Entre as várias conclusões, o relatório conclui que apesar da inteligência artificial continuar a proporcionar benefícios reais na produtividade das equipas que a utilizam, a sua adoção, em grande escala, continua abaixo das expetativas. O desempenho das vendas diminuiu globalmente, sobretudo nos EUA, onde a incerteza económica e os desafios do modelo de trabalho verificaram um impacto significativo.
O relatório revela uma forte ligação entre o equilíbrio da vida profissional com a pessoal e o desempenho das vendas. Os profissionais de vendas com semanas de trabalho de quatro dias apresentaram mais 8% de probabilidade em atingir as quotas, reportando uma maior satisfação do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Em contrapartida, os colaboradores que realizaram horas extraordinárias (mais de 75% dos inquiridos) apresentaram um pior desempenho, o que mostra que trabalhar mais horas não se traduz em melhores resultados.
Já os profissionais mais jovens, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos, foram os que realizaram menos horas extraordinárias, o que representa uma mudança geracional em direção a limites de trabalho mais saudáveis.
No que toca ao uso de tecnologia, a maioria dos profissionais que utiliza a inteligência artificial reconhece benefícios claros da sua utilização: 74% dos inquiridos afirma que a IA aumentou a sua produtividade, e 67% considera que lhes permite economizar entre 2 a 5 horas por semana. Apenas 37% dos profissionais de vendas e 41% dos profissionais de marketing integram ativamente a inteligência artificial nos seus fluxos de trabalho.
Apesar de serem diversas as vantagens de utilização das ferramentas de IA, as preocupações mantêm-se: entre 35% a 40% dos inquiridos aponta a privacidade e a segurança dos dados como obstáculos em relação à sua adoção, enquanto 60% receia que a inteligência artificial possa substituir empregos.
No entanto, 53% dos inquiridos acredita que a formação e a educação são fundamentais para reduzir a ansiedade relacionada com a IA. Por isso, o equilíbrio entre tecnologia e práticas de trabalho saudáveis é essencial para promover a motivação e a produtividade nas equipas de vendas, conclui o relatório.








