Microsoft e 22 organizações nacionais debatem segurança e conformidade dos dados

O primeiro encontro de Chief Data Officers, designado CDO Council, da Microsoft, realizou-se esta semana. Promover boas práticas no domínio dos dados foi o objetivo.

Juntar especialistas em dados, desde segurança a conformidade, foi o objetivo do primeiro CDO Council, promovido pela Microsoft e que desafiou para o projeto 22 organizações nacionais. A iniciativa juntou Chief Data Officers para partilharem as melhores práticas e criar um corpo de trabalho que permita apoiar um universo mais alargado de empresas nas suas jornadas de transformação, frisou a empresa em comunicado

Este grupo de trabalho – de que fazem parte a Agência para a Modernização Administrativa, o Banco Montepio, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Agrícola, os CTT, a DefinedCrowd, a EDP, a Fidelidade, a Galp, a Greenvolt, o Instituto dos Registos e do Notariado, a Luz Saúde, a Medicare, o Millennium BCP, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Novobanco, a NOS, a SIBS, a Sonae, a Teixeira Duarte e a VdA – irá ainda eleger, no final destes encontros, o Chief Data Officer (CDO) do ano.

“Os dados nunca foram tão críticos para a resiliência digital e sobrevivência dos negócios como hoje. Há que transmitir conhecimentos acionáveis para agilizar a tomada de decisões, automatizar processos de forma inteligente e garantir a governance de toda a informação, e esse é o papel dos Chief Data Officers”, lembra Manuel Dias, National Technology Officer da Microsoft Portugal. Acrescenta ainda que “com a criação do CDO Council, queremos ajudar mais organizações a transformar as suas estratégias e cultura orientando-as para e pelos dados, colocando-os no centro de tudo o que fazemos”.

O comunicado da Microsoft refere ainda que as mudanças para ambientes de trabalho híbridos forçaram as pessoas a abraçar uma conectividade ubíqua, e que o aumento exponencial da pegada digital levou à fragmentação e crescimento de dados numa multiplicidade de aplicações, dispositivos e localizações.Por sua vez, o local de trabalho hiper-conectado, multiplataforma e gerador de grandes volumes de dados traz novas vulnerabilidades.

Nas organizações atuais, um Chief Data Officer (CDO), um Chief Risk Officer (CRO), um Chief Compliance Officer (CCO), um Chief Information Security Officer (CISO), e um Chief Information Officer (CIO) têm de escolher se vão duplicar esforços, competir ou colaborar, salienta a Microsoft. Nesta ótica, e para responder aos desafios atuais, o CDO tem o papel de gerir e proteger os dados de forma a promover o desempenho e produtividade da organização e a relação com clientes, colaboradores e outros stakeholders.

Comentários

Artigos Relacionados