O mercado secundário de ações da Seedrs, plataforma que capta financiamento para start-ups junto de pequenos investidores, gerou um retorno do capital investido através da plataforma de até 19 vezes.

Terminou esta semana o primeiro mercado secundário de ações da Seedrs, que veio dar oportunidade aos pequenos investidores que financiaram negócios através da plataforma de se desfazerem ou de reforçarem as suas posições.

Esta primeira operação em mercado secundário da plataforma de equity crowdfunding europeia envolveu mais de 80 empresas e, segundo a Seedrs, gerou um “retorno significativo”. O investidor mais bem-sucedido obteve 19 vezes o valor do investimento inicial.

De acordo com Thomas Davies, diretor de Investimentos da Seedrs, “antes de a Seedrs lançar um mercado secundário, já tinha completado 213 transações secundárias de 129 empresas, transferindo mais de 2,5 milhões de ações no valor de 728 mil libras (cerca de 825 mil euros) de 148 investidores. No entanto, o mercado secundário levou essa capacidade a novos níveis e as oportunidades potenciais que nossas janelas de negociação mensais trazem para compradores, vendedores e empresários tornam esse desenvolvimento incrivelmente excitante”.

Até ao anuncio de abertura deste mercado, a natureza de longo prazo do investimento inicial nesta classe de ativos obrigava a que a grande maioria das ações permanecesse ilíquida por algum tempo, em que os investidores tinham de aguardar um evento de saída, como um IPO (Initial Public Offering) ou pela venda da empresa. Este mercado secundário veio alterar essa situação.

Alguns dos pequenos investidores que integraram esta operação conseguiram multiplicar várias vezes o seu investimento inicial, segundo avançou a Seerds em comunicado, sem referir os casos em que se verificou a situação oposta.

Entre os investidores mais bem-sucedidos, a plataforma de equity crowdfunding refere o caso do pequeno acionista que obteve um lucro de 600 libras (cerca de 680 euros) depois de ter comprado ações de uma empresa de comércio eletrónico B2B (business-to-business) em 2013 por 10 libras (cerca de 11 euros) por ação. Este investidor vendeu agora as ações por 95 libras (cerca de 108 euros) por ação durante o primeiro ciclo comercial da Seedrs, gerando um retorno ainda maior, de 19 vezes, dado ser elegível ao abrigo do SEIS (Seed Enterprise Investment Scheme), sistema fiscal vigente no Reino Unido para investimento em capital semente.

Esta primeira janela de negociação da Seedrs contou com mais de 138 lotes de ações listados, dos quais mais de 54 foram comprados por investidores que procuraram aumentar a sua participação acionista nas empresas em que acreditam. Existiram mais de 275 pedidos para vender na próxima negociação, que decorre a partir de 4 de julho.

 

Comentários