O melhor tipo de escritório, segundo 42 mil trabalhadores
Fique a conhecer o tipo de escritório em que, segundo um estudo da universidade de Sydney, os trabalhadores se sentem melhor, mais produtivos e felizes. E não são os open space!
Um estudo recente de Harvard revelou uma verdade desconhecida sobre os escritórios abertos, ou seja organizados em sistema de open space. Em vez de encorajarem as pessoas a colaborar cara-a-cara – como se esperava mais provável -, o efeito é exatamente o oposto.
O facto de as pessoas se sentirem substancialmente mais expostas nos espaços abertos, o que potencia a troca de mensagens via telefone/email, de forma a aumentar a privacidade, pode ser uma explicação. Afinal, qual o tipo de espaço melhor para os trabalhadores?
Uma solução simples seria trabalhar a partir de casa, mas este método iria complicar alguns processos de trabalho em que é necessário haver mais interação e cooperação entre os funcionários. Na verdade, a resposta depende do pretendido. Se quiser um escritório com muita luz o melhor espaço será o aberto, mas se quiser um espaço onde os trabalhadores gostem de trabalhar o escritório aberto é a pior opção a seguir.
Para procurar esta resposta, investigadores da universidade de Sydney entrevistaram mais de 42.764 pessoas que trabalhavam em escritórios com os seguintes espaços:
1- Aberto
2- Cubículos de pequenas partições
3- Cubículos de grandes partições
4- Fechados privados (sala separada com um ocupante)
5- Fechados partilhados (sala separada partilhada por 2-3 pessoas)
Os investigadores interrogaram os mais de 42 mil trabalhadores sobre os aspetos físicos dos seus escritórios e quais eram as componentes que os tornavam mais felizes ou produtivos, como a temperatura do escritório, a qualidade do ar, a quantidade de luz, o conforto visual, os níveis de ruído, a privacidade sonora, quantidade de espaço, facilidade de interação, conforto da mobília, os ajustes da mobília, cor e texturas e a limpeza no geral.
Com este tipo de questões o estudo revelou que:
– Os escritórios fechados privados ganham em todos os aspetos menos na manutenção do edifício.
– Os escritórios fechados privados ficam bastante mais acima que os outros tipos de espaços nas áreas chave de nível de ruído, privacidade sonora, privacidade visual e na facilidade de interação.
– Os escritórios abertos ganharam por uma grande margem aos cubículos em todas as categorias menos na privacidade visual.
Com base nesta informação, se tiver possibilidade de mudar o espaço de trabalho para escritórios fechados privados faça-o. Tudo indica que terá funcionários mais contentes e produtivos.








