Os maiores caçadores de unicórnios do mundo

Confira a lista das dez firmas de capital de risco que têm mais unicórnios no seu portefólio.

Existem atualmente 344 unicórnios – ou start-ups avaliadas em mais de mil milhões dólares (890 milhões de euros) –, de acordo com os dados divulgados pela CBInsights no início deste mês.

No total, foram mais de 2018 os investidores que apoiaram estas empresas. Contudo, enquanto que 72% destas firmas só têm um unicórnio no seu portefólio, existem outras, as caçadoras de unicórnios, que têm dezenas de investimentos em projetos que atingiram este raro estatuto do universo das start-ups.

No topo desta lista está a nova iorquina Tiger Global Management, que conta com 42 unicórnios no portefólio. No “top três” inclui-se também a chinesa Tencent Holdings, com 40, e a japonesa Softbank, com 38.

Os dez maiores caçadores de unicórnios

Firma de capital de risco Unicórnios Algumas empresas do portefólio
1 Tiger Global Management 42 Uber, Juul, Airbnb, Grab, Palantir
2 Tencent Holdings 40 OLA, UBTech, Bluehole, GO JEK, EPIC Games
3 Softbank Group 38 Uber, Slack, Doordash, WeWork, Bytedance
4 Sequoia Capital China 35 Bytedance, DJI, Airbnb, BITMAIN, Easyhome
5 Sequoia Capital 33 Uber, Airbnb, Stripe, Instacart, Slack
6 Kleiner Perkins 30 Uber, Airbnb, Stripe, DJI, Doordash
7 DST Global 29 Airbnb, Stripe, GO JEK, Slack, Doordash
8 Fidelity Investments 28 SpaceX, Uber, Airbnb, Magic Leap, Compass
8 Andreessen Horowitz 28 Airbnb, Stripe, Coinbase, Robinhood, Opendoor
10 Wellington Management 26 Uber, WeWork, Slack, Magic Leap, SoFi

 

Entre as empresas mais apoiadas pelos maiores caçadores de unicórnios note-se a Airbnb, que teve o apoio de oito, a Uber, de seis, e a Stripe, de cinco.

No que diz respeito ao valor total dos unicórnios em portefólio, é a Softbank que tem a maior avaliação com perto de 350 mil milhões de euros sob a sua alçada. Já a primeira classificada da tabela, a Tiger Global Management, tem uma lista de unicórnios com valor cumulativo de 240 mil milhões de euros. O pódio fica completo com a Fidelity Investments que, apesar de estar em oitavo lugar, tem um portefólio de unicórnios avaliado em mais de 205 mil milhões de euros.

Entre os nomes descritos, seis são oriundos dos Estados Unidos, dois da China, um de Hong Kong e outro do Japão.

Os melhores “olheiros”

Embora as firmas de capital de risco acima terem boas possibilidades de conseguir um grande retorno dos seus investimentos, são os investidores em fases embrionárias (seed / series A) que conseguem melhores ganhos quando os unicórnios se tornam públicos ou são adquiridos por outra empresa.

É por este motivo que, a par da lista dos maiores “caçadores”, a CB Insights partilhou o ranking dos investidores early stage. Neste campo, é a SV Angels, firma de Ron Conway – o intitulado padrinho de Silicon Valley que se tornou business angel –, que lidera, com 18 investimentos bem-sucedidos em unicórnios. O “top três” fica completo com a Y Combinator, com 16 investimentos, e com a Sequoia Capital China, com 14.

Segue-se a Sequoia Capital (11), a IDG Capital (11), Andressen Horowitz (11), Accel (10), New Entreprise Associates (9), Qiming Venture Partners (8), ZhenFund (8), Felicis Venturs (8) e a Khosla Ventures (8).

Comentários

Artigos Relacionados