Lisboa e Porto estão entre as Top 100 City Destinations do Euromonitor Index 2021

Lisboa na 17.ª posição e o Porto na 68.ª são as duas cidades portuguesas presentes no Euromonitor International’s Top 100 City Destinations Index 2021. Este ranking anual listou as cidades mundiais com base em seis indicadores de atratividade.

O continente europeu é a região com melhor desempenho no Top 100 City Destinations Index 2021 porque tem o maior número de cidades em destaque nos rankings dos vários indicadores do relatório. Refira-se que este index compara 54 métricas, em seis pilares chave, para criar uma escala de atratividade em 100 cidades. Os pilares são: Economic and Business Performance, Tourism Performance, Tourism Policy and Attractiveness, Tourism Infrastructure, Health and Safety e Sustainability.

O ano de 2021 marcou um período de desenvolvimento positivo para o setor das viagens e turismo, à medida que os países aumentaram os esforços de vacinação. As rotas aéreas abriram e as restrições de viagem foram levantadas.

O Index mostra que as cidades europeias lideram a recuperação, com 39 cidades a entrarem no top 100 do ranking mundial. Os mercados emergentes também progrediram como principais destinos urbanos. 45 cidades do Index representam os mercados emergentes e nove cidades de mercados emergentes figuram no top 50.

No que respeita à performance europeia, veja-se o caso da capital francesa que lidera regional e globalmente nos indicadores Desempenho Turístico, ao mesmo tempo que também está bem classificada no que respeita à Política de Turismo e Atratividade. Recorde-se que Paris abriu as suas fronteiras aos turistas internacionais em junho de 2021 e retirou a exigência de testes de PCR para turistas europeus vacinados. Além disso também beneficiou do facto do Reino Unido ter estado fechado ao turismo durante mais tempo.

Europe Top 10 City Destinations

Por sua vez, Amesterdão lidera no Desempenho Económico e Empresarial e ocupa a sexta posição a nível global. A dinâmica positiva está a ser impulsionada pela melhoria das taxas de desemprego e dos rendimentos. Já Dublin é a cidade líder em termos de Política Turística e Atratividade, enquanto Madrid lidera no item de Sustentabilidade.

Quatro em cada cinco cidades italianas do Index melhoraram o seu ranking durante o ano, devido ao aumento das políticas de saúde e segurança e de turismo e das métricas de atratividade. Os níveis de vacinação melhoraram mais de 71% em Itália.

A presença portuguesa faz-se sentir no ranking global com duas cidades: Lisboa que ocupa a 17.ª posição e o Porto a 68.ª.

Top 100 City Destinations Index

Paris lidera ranking global

Em 2021, 52 cidades melhoraram as suas posições no Index com as cidades europeias e americanas a apresentaram os maiores progressos, com 67% e 65%, respetivamente, das suas cidades a apresentarem um movimento positivo no ranking. As cidades da Ásia e da Austrália registaram poucas melhorias, com apenas 21% das mesmas a melhorarem a sua posição no ranking global.

Paris é a cidade mais bem classificada no ranking global, com a melhor performance em termos de Desempenho Turístico e a segunda melhor em termos de Política de Turismo e Infraestruturas.

O Dubai está em segundo lugar no índice, tendo mantido o lugar de liderança a nível mundial durante 2020. A cidade está aberta a turistas internacionais desde julho de 2020 e os esforços do governo para mobilizar e apoiar o setor das viagens e turismo têm sido fundamentais. O Dubai é a única cidade de um país emergente a figurar no top 10. Teve a melhor classificação em termos de Saúde e Segurança entre as 10 melhores cidades do índice.

As cidades alemãs também marcaram posição no top 10 das principais cidades a nível mundial em 2021. Berlim aumentou a sua posição em dois lugares durante o ano, alcançando o sexto lugar, e Munique melhorou em nove lugares para entrar no top 10 do ranking. Embora o desempenho destas cidades seja relativamente estável em todos os pilares, as melhorias nos rankings devem-se sobretudo ao Desempenho Turístico, à política turística e às métricas de atratividade.

As cidades espanholas também se destacam entre as 10 principais cidades. Barcelona ocupa o 10.º lugar e Madrid é a quarta classificada. Tóquio é a cidade asiática mais bem classificada, em 15.º lugar.

Top 10 City Destinations 2021

A Euromonitor International desenvolveu este Index com o objetivo ajudar empresas, organizações turísticas a identificar cidades que estão a mostrar um forte potencial de crescimento do turismo, bem como a desvendar áreas de atenção para os promotores da estratégia turística.

O índice destaca atributos que podem ajudar a atrair investimento internacional, mostrando a capacidade nos negócios, a resiliência em tempos de adversidade e oportunidades para estratégias sustentáveis.

Comentários

Artigos Relacionados