LinkedIn lança chatbot com IA generativa para ajudar utilizadores a encontrar emprego
O novo recurso foi disponibilizado inicialmente a um número limitado de utilizadores premium da rede social profissional LinkedIn.
Desde que foi apresentada ao público pela OpenAI com o ChatGPT em novembro de 2022, a inteligência artificial generativa tem vindo a ajudar as pessoas a resolver problemas diários, a serem mais criativas, a realizarem tarefas complexas como criar códigos de programação… e agora poderá também ajudar quem procura emprego.
É o que promete o LinkedIn, rede social corporativa da Microsoft, que, ao atingir a marca dos mil milhões de utilizadores, divulgou o seu novo recurso para utilizadores premium: um chatbot à base de inteligência artificial para ajudar os utilizadores a procurarem vagas nas empresas. O novo recurso foi disponibilizado inicialmente a um número limitado de utilizadores premium.
Segundo o anúncio oficial, a IA analisará os posts do feed do utilizador – links partilhados, comentários, gostos e outras interações – e revelará as principais oportunidades de emprego direcionadas para aquele perfil.
Também irá percorrer a base de dados da rede social para, com base em tudo que é partilhado no LinkedIn, dar ideias sobre como ter mais possibilidade de obter o emprego desejado
Os utilizadores poderão acionar o chatbot a partir de um anúncio de emprego, selecionando a pergunta “sou adequado para este trabalho?” E também poderão pedir ajuda durante entrevistas. O chatbot mostrará perfis de pessoas que trabalham na empresa, permitindo que os candidatos façam perguntas sobre o anúncio da empresa A mensagem poderá ser escrita com o auxílio da IA generativa.








