Líderes mundiais debatem o papel do digital na resposta aos desafios da sustentabilidade

O Digital with Purpose Global Summit realiza-se de 27 a 29 de setembro no Altice Arena e visa identificar soluções digitais para responder às necessidades atuais da Humanidade.

A Global Enabling Sustainability Initiative (GeSi) promove a segunda edição Digital with Purpose Global Summit, que irá reunir líderes, empresas e organizações globais e nacionais para discutir a adoção de soluções digitais sustentáveis que permitam cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. Esta edição está comprometida em elevar o debate sobre o papel do digital para assegurar a sustentabilidade de um planeta que caminha a passos largos para as 10 mil milhões de pessoas.

“O Digital With Purpose Global Summit tem como objetivo colocar a inovação e as soluções digitais no centro da agenda da sustentabilidade. Existem provas suficientes de que o digital é a chave para enfrentar os desafios mais prementes da sustentabilidade e capacitar os líderes mundiais na construção de um futuro mais sustentável”, explica a GeSi em comunicado.

Luís Neves, CEO da GeSi, refere que “encontramo-nos numa situação onde a humanidade está a enfrentar múltiplas catástrofes em simultâneo: a ameaça existencial das alterações climáticas, o colapso da biodiversidade, a desigualdade crescente de rendimentos e oportunidade. Para libertar o potencial máximo da digitalização, temos de olhar para além das melhorias nos atuais sistemas e colocar as necessidades humanas e a sustentabilidade global no epicentro do que fazemos”.

“A cimeira representa uma oportunidade única para as empresas dos setores público e privado, pequenas e medias, start-ups, as indústrias e as cidades acelerarem a implementação de inovações e de soluções digitais e sustentáveis”, acrescenta o responsável.

Com foco nos temas da Biodiversidade, Smart and Sustainable Cities e Educação, e também debatendo as indústrias da energia, agricultura, mobilidade, construção, finanças e saúde, o evento irá reunir mais de 300 oradores convidados, entre os quais Massamba Thioye, project executive na divisão United Nations Climate Change Global Innovation Hub, Veerle Vandeweerd, cofundadora da COVID Education Alliance (COVIDEA) e que conta com mais de 35 anos de experiência em desenvolvimento e implementação de políticas e programas de Desenvolvimento Sustentável, incluindo mais de 20 anos no sistema das Nações Unidas, Helena Freitas, professora catedrática da Universidade de Coimbra e Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, e Pedro Santa Clara, professor catedrático e fundador da escola de Programação 42 Lisboa e Porto.

Em conjunto, os diversos oradores irão procurar respostas para questões como: são as tecnologias digitais capazes de preservar e proteger todas as formas de vida e ajudar a gerir os recursos de uma forma mais eficiente? Como é que podemos transformar digitalmente as cidades? E, como podemos utilizar a tecnologia para proporcionar o acesso universal à educação e à aprendizagem, romper com um sistema educativo obsoleto e elevar o potencial das nossas gerações futuras?

Este ano a cimeira decorrerá ao longo de três dias, entre 27 e 29 de setembro, no Altice Arena, e conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. As inscrições já se encontram abertas, estando disponíveis no website da organização.

Comentários

Artigos Relacionados