Lavador de pratos torna-se sócio de um dos mais conceituados restaurantes do mundo
O lavador de pratos mais carismático do restaurante dinamarquês Noma, considerado um dos melhores do mundo e dedicado à gastronomia nórdica, tornou-se um dos donos do restaurante.
Ali Sonko, imigrante da República da Gâmbia, será sócio do Noma juntamente com dois outros colaboradores quando este reabrir em dezembro próximo, anunciou Rene Redzepi, chef e cofundador do restaurante, citado pela CNN Moneu.
“Dá-me imensa alegria anunciar ao mundo que os gestores do nosso do restaurante, o Lau e o James, bem como o nosso lavador de pratos, o Ali, tornaram-se sócios do Noma”, escreveu Redzepi no Intagram.
Sonko, de 62 anos, lava pratos no restaurante de Copenhaga, na Dinamarca, há mais de uma década.
O porta-voz do restaurante, que conta com duas estrelas Michelin, não revelou os termos financeiros da sociedade com Sonko.
Redzepi descreveu o lavador de pratos como “o coração e a alma do Noma”, quando deu a notícia à equipa, segundo o jornal holandês Berlingske. “Acho que as pessoas não dão o real valor ao que significa ter uma pessoa como o Ali na nossa casa”, referiu Redsepi.
Redzepi abriu o Noma em 2003, depois de ter trabalhado em cozinha de conhecidos restaurantes como o elBulli e o The French Laundry.
O aclamado restaurante de Copenhaga ganhou o título de “melhor restaurante do mundo” durante três anos consecutivos, em 2010, em 2012 e novamente em 2014.
O Noma especializou-se na cozinha nórdica com ingredientes locais. O restaurante fechou as portas no mês passado, mas irá reabrir com uma nova localização e um novo menu do final do ano.








