Funchal recebe programa internacional de aceleração
O Funchal prepara-se para receber a 2.ª edição do Madeira Startup Retreat. Este ano, o programa internacional de aceleração volta a receber start-ups da área do turismo e do lazer de vários países.
O Madeira Startup Retreat já tem data marcada. O programa de aceleração desenvolvido pela Startup Madeira e pelo Turismo de Portugal (no âmbito do programa FIT – Fostering Innovation in Tourism.), em parceria com a NOVA SBE, prepara-se para receber, de 4 de fevereiro a 29 de março, 10 start-ups nacionais e internacionais que atuam na área do turismo e do lazer.
As finalistas são: Boostinn e Portugal Farm Experiences (Portugal); CycliGO! (Lituânia), Eightydays.me, Flyright e Pablow Inc (EUA); Envirate (Finlândia); Instaviagem (Brasil); placeme.pl (Polónia); e Yoospot (Reino Unido).
Ficaram ainda como suplentes, a BookBySlot (Índia); a eccocar (Espanha); a OptiShower (Portugal); a Totte (Espanha); e a Venture with Impact (EUA).
Este ano júri selecionou mais duas start-ups do que as oito da primeira edição devido ao elevado número de participantes. Recorde-se que candidataram-se ao programa 53 start-ups, de 19 países: Austrália, Bélgica, China, Finlândia, França, Gana, Índia, Lituânia, Nepal, Nigéria, Polónia, Portugal, Rússia, Tanzânia, Tunísia, Reino Unido e Estados Unidos.
Concebido para durar oito semanas, o programa envolve vários workshops e palestras, um sprint e um demo-day. Os participantes vão poder aprender mais sobre metodologias, o futuro e as tendências da indústria do turismo e das viagens, mercado, business development, plano financeiro, ideias e validação do cliente, marketing e serviço a clientes, entre outras temáticas.
Entre os vários mentores do programa estão nomes como Stephan Morais, da Indico Capital Partners, Bernardo Véstia, da eDreams ODIGEO, Monteiro de Barros, da Codacy, ou Rui Gouveia, da comOn.