Lampsy Health capta investimento de 230 mil para detetar epilepsia através da IA

Liderado pela Fundação Ageas, o investimento contou com a participação de duas business angels, Susana de Sousa (especialista em customer experience) e Ellie Asgari (médica no Reino Unido).
A Lampsy Health, start-up portuguesa que desenvolveu um dispositivo integrado num candeeiro que usa IA para detetar ataques epilépticos, anunciou um investimento de 230 mil euros liderado pela Fundação Ageas. Este investimento contou ainda com a participação das business angels Susana de Sousa e Ellie Asgari.
A start-up foi criada por Vicente Garção e Leonor Pereira, fundadores, e Joana Pinto, que anteriormente cofundou a Clynx Health, com a missão de melhorar a qualidade de vida, segurança e inclusão social de todas as pessoas que vivem com epilepsia. O projeto, com uma forte base tecnológica, é uma spin-off do Instituto de Telecomunicações e do Instituto Superior Técnico.
Com este investimento, a Lampsy Health pretende levar o seu aparelho inovador a pessoas com epilepsia no mercado europeu já no início de 2026. Este dispositivo, discretamente integrado num candeeiro, usa técnicas avançadas de IA para detetar ataques epilépticos com uma precisão de 99% e enviar alertas para cuidadores ou contatos de emergência.
A Fundação Ageas reconheceu na start-up uma oportunidade de criar impacto significativo, alinhado com a sua estratégia de investimento em soluções de saúde e bem-estar com elevado potencial de crescimento. Já as business angels Susana de Sousa, especialista em customer experience, e Ellie Asgari, médica no Reino Unido, destacam a forte componente tecnológica e a relevância global do problema que a Lampsy Health procura resolver.
A start-up, que já está a validar o seu aparelho em parceria com todas as unidades de epilepsia em hospitais públicos na área metropolitana de Lisboa, destaca que este investimento permite validar o produto com mais pacientes, finalizar o seu desenvolvimento, e certificá-lo como dispositivo médico na UE.
Vicente Garção, cofundador e CEO, destaca que “o apoio da Fundação Ageas, juntamente com a experiência da Susana de Sousa e a perspetiva clínica da Drª. Ellie Asgari, permite-nos expandir a nossa rede de parcerias estratégicas e preparar a entrada ao mercado de forma eficaz”.
A Lampsy Health planeia levantar mais cerca de um milhão de euros até ao final do ano de investidores portugueses e internacionais.