Jovem espanhol consegue 300 entrevistas de emprego numa semana graças a um CV Bot

David Vidal Andrés, de 29 anos, queria chamar a atenção das empresas através do seu currículo e pensou em fazer algo diferente. Então, com a ajuda de uma ferramenta criou um chatbot de perguntas e respostas, e  numa semana conseguiu mais de 300 entrevistas online.

Quantas vezes já se questionou sobre como dar a volta ao seu currículo e o que fazer para se diferenciar e ser notado? Muitas são as pessoas que tentaram criar o currículo mais inovador.

Por exemplo, aqui ao lado, na vizinha Espanha, o portal da Agência de Emprego publicou os currículos mais originais. Enzo Vizcaíno, um jovem que cantou o seu currículo no metro de Barcelona, David Heredia Gómez, que utilizou os avós para dar voz à sua experiência, e Raül Calàbria, jornalista que, para enfatizar que o seu currículo ia ser ‘leite’, colocou-o dentro de um tetrabrik que ele mesmo criou, são alguns dos casos apresentados.

David Vidal Andrés, especialista em marketing, também queria que as empresas olhassem para o seu currículo. Depois de refletir e de procurar uma solução, encontrou a fórmula que o fez conseguir 300 entrevistas: um CV Bot, que responde às perguntas no decorrer da conversa, avança o site espanhol Empreendedores.

Mas como construiu um CV-bot?
Em primeiro lugar, Andrés encontrou uma ferramenta que permite criar conteúdo digital sem ter conhecimento de programação. A aplicação, denominada landbot.io e que foi criada por uma start-up de Valência, gera um chat onde pode criar uma conversa com um chatbot. A opção que o jovem espanhol escolheu era totalmente gratuita

O que jovem fez foi adicionar as principais perguntas que seriam feitas numa primeira entrevista, tais como: Quais as capacidades que possui?; O que estudou? E o que significa sucesso para si? Em suma, perguntas que considerava que um entrevistador gostaria de saber numa primeiro contato. Em seguida, respondeu a essas perguntas no mesmo chat, disponibilizando links para as conferências ou projetos em que participou, ou mesmo locais onde o seu nome é referido.

Depois de criar a sua conversa, pressionou o botão para salvar e copiou o link para adicioná-lo ao seu perfil no LinkedIn. Em pouco mais de uma semana, conseguiu fazer 300 entrevistas online.

Comentários

Artigos Relacionados