A solução chama-se TransplantHUB e fornece um ambiente de gestão de todos os eventos relacionados com transplantes de órgãos.

Incubada no Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, a start-up JamHUB Solutions está a divulgar um software único para a área da medicina, concretamente no domínio dos transplantes de órgãos. O TransplantHUB é uma solução que tem como finalidade integrar a gestão de todos os procedimentos associados ao transplante de um órgão sólido, agregando todos os workflows de doação e transplante. Desta forma, e através de uma única aplicação, as equipas médicas envolvidas no processo podem aceder a toda a informação necessária nas diferentes fases de decisão. Por outro lado, esta solução garante a coordenação de todo o pessoal médico e simplifica a comunicação entre médicos e pacientes.

Na origem do projeto TransplantHUB está a mesma equipa que desenvolveu o Registo Português de Transplantação (RPT), uma plataforma de âmbito nacional que já está a funcionar em mais de 50 hospitais, de Norte a Sul do país e nas regiões autónomas. Aqui está em causa a centralização da informação disponível sobre o processo de doação, colheita e transplantação de órgãos e tecidos.

Isabel Mateus, cofundadora e CEO da JamHUB Solutions, revelou que o TransplantHUB tirou “proveito do conhecimento entretanto adquirido não só com o desenvolvimento do RPT, mas também da compreensão cada vez mais profunda dos desafios inerentes à atividade”. Explicou ainda que TransplantHUB é uma aplicação mais flexível, multilíngue, altamente configurável, “em que tirámos proveito da Inteligência Artificial para desenvolver algoritmos que apoiam as equipas médicas na tomada de decisão, desde a deteção de potenciais dadores até ao matching de pacientes e dadores”.

Entretanto, o TransplantHUB tem em curso um projeto de internacionalização cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A marca foi criada e registada a nível europeu e internacional, e a sua presença digital foi desenvolvida com a criação de um website e, em paralelo, com o arranque de uma estratégia de marketing digital e forte presença online.

Comentários