Ivory quer expandir plataforma de saúde mental e alargar serviços à Europa
A Ivory Therapy, que oferece uma sessão de terapia na compra de uma das peças da marca, quer apostar na internacionalização, por isso vai ao mercado depois do verão à procura de um financiamento de 100 mil euros.
A Ivory Therapy quer expandir plataforma de saúde mental e alargar serviços à Europa até ao final do ano. Em setembro vai ao mercado à procura de 100 mil euros para alavancar o crescimento, avança a start-up portuguesa ao Dinheiro Vivo.
A ideia nasceu pelas mãos dos irmãos Francisco e Afonso Soares, de 26 e 24 anos, que estudaram gestão de informação na Nova IMS. O negócio deu os primeiros passos em 2020, mas a motivação já vinha de trás e foi a experiência pessoal de Francisco que serviu de inspiração ao projeto. Aos 18 anos, e depois de ter enfrentado a morte do pai na adolescência, o jovem viveu um quadro de performance anxiety.
A porta para falar sobre o assunto surgiu com os primeiros alertas da Covid-19, que desesperou os portugueses. Numa altura de aflição para muitos, a Ivory nasceu para alertar para os problemas de saúde mental, recorrendo a peças de roupa e acessórios. Tratam-se de pequenos lembretes estampados que abordam o bem-estar, a empatia e o amor-próprio, entre outros temas.
Inicialmente foram peças de roupa com mensagens sobre várias causas sociais e as receitas eram doadas a instituições. Mas foi a primeira campanha sobre saúde mental que mudou o rumo do projeto. “You are not alone” foi lançada no final de 2020 em parceria com Francisco Lima, o filho do falecido ator Pedro Lima, e, a partir daí, a start-up dedicou-se em exclusivo ao tema. Com mensagens de sensibilização cada vez mais profundas, começaram a chegar pedidos de ajuda.
Atualmente, a Ivory conta com uma equipa de cinco psicólogos clínicos que dão consultas online por 40 euros. É possível marcar as sessões diretamente no website, mas, para quem comprar uma das peças de roupa, a primeira sessão de terapia é gratuita e pode ser oferecida a outra pessoa.
No último ano, a Ivory vendeu nove mil peças de roupa e 1650 consultas de psicologia, oferecendo ainda 850 sessões de terapia. Além do corpo clínico, a start-up conta com uma equipa de 11 pessoas e 30 comerciais. Recentemente estreou-se também no mercado corporativo com a oferta de soluções de saúde mental business no seguimento da procura de duas empresas da Suécia e dos Estados Unidos às quais venderam consultas para os trabalhadores.
Segundo avança o Dinheiro Vivo, esta é uma franja do negócio que os dois irmãos querem explorar e estão já a ser negociadas parcerias com outras organizações. 20% das vendas da Ivory são realizadas para o estrangeiro, sendo os Estados Unidos e a Alemanha os países que mais compram. O objetivo para este ano é dar o passo em frente e penetrar no mercado europeu.
Para potenciar crescimento, a Ivory vai ao mercado depois do verão à procura de um financiamento de 100 mil euros.
Resumo:
Responsável: Ivory Therapy
Área: Saúde
Produto: Plataforma de saúde mental
Mercado: Nacional e Internacional
Necessidade: Investimento
Site: https://ivory-therapy.com/
Contacto: care@ivory-therapy.com