Investimentos early stage na Europa mais perto dos EUA

O European Venture Capital in 2023, da Dealroom.co, foi divulgado recentemente e revela que o investimento global venture capital em early-stage atingiu o recorde de 24% este ano.

De acordo com o mais recente relatório da Dealroom.co sobre o estado do investimento europeu de Venture Capital, o valor combinado do ecossistema tech na Europa este ano atinge os 3.4 triliões de euros. Mais, enquanto destino, percentagem global de investimento VC atinge o recorde de 19% face aos 13% de 2013, o mesmo acontecendo com a percentagem global de investimento em global early stage que chegou aos 24% este ano. Com estes números, o relatório conclui que a Europa está a aproximar-se dos Estados Unidos no que se refere aos investimentos na fase inicial.  Em cada ano mais ou menos cerca de 3700 start-ups europeias recebem o seu primeiro cheque de um VC.

Além disso, salienta o estudo, na Europa há cada vez mais empreendedores experientes.  Vejamos, a Europa tem talento científico e de engenharia; mais de metade dos principais clusters científicos do mundo estão na Europa; tem a maior concentração de talentos em IA, destaca-se  rankings universitários de Ciência da Computação e Engenharia; os estudantes europeus gostam mais de ciências do que os dos EUA; e os engenheiros europeus também são muito mais baratos.

 

 

 

 

Comentários

Artigos Relacionados