Introvertido? Saiba como melhorar as suas skills de networking

Os eventos de networking são motivo de stress para muitas pessoas, especialmente para as que estão a começar uma carreira ou que não estão habituadas a estar numa sala cheia de pessoas prontas a falar sobre si e o seu negócio. Este desafio é ainda maior para os introvertidos.

Foi a pensar nos profissionais que têm este característica, mas que querem conhecer novas pessoas, estabelecer novos contactos e potencialmente angariar novos clientes que a Silicon Republic partilhou alguns conselhos.

Comece online
Entrar numa sala ou, por vezes, num pavilhão cheio de desconhecidos não é fácil. Uma boa forma de contrariar esta dificuldade é começar por quebrar o gelo online. Tente encontrar outros participantes através das redes sociais e estabeleça uma ligação antes do dia do evento. Por outro lado, pode percorrer o seu feed do LinkedIn e ver se alguém da rede de contactos fez alguma partilha sobre o assunto.

Prepare-se
É fundamental que se prepare e estabeleça objetivos antes de participar no evento – especialmente se estiver a sentir-se intimidado. A ideia de estabelecer uma meta passa por ter um foco quando se sentir rodeado de pessoas que não conhece e só lhe apetecer ir embora. Portanto, antes de receber o distintivo com o seu nome e empresa, pense num alvo: quantas reuniões com potenciais contactos interessantes consegue ter?

Encontre um refúgio
Ter conhecimento de um refúgio pode ser fundamental para a sua experiência no evento. Planeie – atempadamente ou quando chegar – um sítio onde se possa refugiar, caso necessite de escapar da multidão durante alguns minutos. Este plano pode nem ser utilizado, mas enquanto introvertido servirá para o deixar mais confortável por saber que tem esta opção.

Utilize os seus pontos fortes
Não são apenas os extrovertidos que se dão bem em reuniões de networking. Aliás, como refere a Silicon Republic, os introvertidos têm uma característica fundamental para este tipo de sessões: são melhores do que os extrovertidos em reuniões com uma só pessoa e têm uma capacidade superior de escutar e de deixar a outra pessoa falar.

Pode trazer um colega?
É bom ter apoio. Se tiver a oportunidade de trazer alguém (que também esteja interessado em participar), decida qual a pessoa que mais se adequa: será que precisa de um extrovertido que o coloque fora da sua zona de conforto ou de alguém mais reservado que sirva simplesmente de apoio? Tome a decisão com base no formato e no ambiente do evento em causa.

Dê continuidade às reuniões
O evento terminou, alcançou os seus objetivos e está na hora de sair. Contudo, o seu trabalho ainda não terminou. Não esqueça que as pessoas com quem falou também estiveram em contacto com outros participantes, pelo que se não der seguimento à conversa é provável que se esqueçam de si e que também não entrem em contacto. Para o ajudar a construir relações realmente importantes, envie uma mensagem ou um email a agradecer a reunião, ligue-se às pessoas no LinkedIn ou telefone. Além disto, construir relações duradouras traduz-se em mais caras conhecidas no próximo evento em que participar.

Não se sente bem no evento? Não está sozinho
As reuniões de networking não são fáceis. São muitas as pessoas que preferem não comparecer a este tipo de eventos – grande parte porque preferem não sair da sua zona de conforto. Se é um introvertido, expor-se a uma situação destas já é uma vitória. Mas mais importante é saber que não está sozinho, que não é a única pessoa que não se sente confortável neste tipo de acontecimentos e que esta é uma habilidade que pode ser trabalhada.

Comentários

Artigos Relacionados