Instagram é a rede social preferida dos portugueses

O Facebook foi ultrapassado pelo Instagram e passou a estar em segundo lugar nas preferências de redes sociais dos portugueses, de acordo com o mais recente relatório da Marktest.

O Instagram é a rede social mais usada em Portugal, revela o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais” realizado pela Marktest. De acordo com a informação disponibilizada pela empresa de estudos de mercado, esta rede social registou 34,2% de referências, seguida do WhatsApp, com 27,2%, e do Facebook, com 20,9%. Esta última foi, aliás, a rede social com a descida mais significativa neste critério.

No entanto, e apesar da sua frequência de utilização ser menor, o Facebook mantém o estatuto da rede social com maior penetração no mercado português, uma vez que cerca de 90% dos utilizadores nacionais de redes sociais tem uma conta criada nesta rede. Por sua vez, 88,3% dos portugueses tem conta no o WhatsApp e 82,1% no Instagram.

Notoriedade Espontânea de Redes Sociais – Top of Mind (1.ª referência)

Refira-se ainda que o Facebook continua também a manter-se como a rede com maior notoriedade espontânea top of mind, ou seja, ainda é a primeira referência feita pelos entrevistados quando questionados sobre redes sociais. Somou 59,4% de respostas, apesar da diminuição face aos 64,5% que alcançou na edição de 2023 do estudo. Por sua vez, o Instagram obteve 31,2% de referências espontâneas, o WhatsApp 3,3%, o X (antigo Twitter) 2,4% e o TikTok 1,2%.  (ver quadro).

A análise da Marktest revela ainda, entre outras conclusões, o aumento do número de utilizadores que abandonaram alguma rede; que 97 minutos é o tempo médio que os utilizadores dedicam às redes sociais; que o Instagram ultrapassa o Youtube como rede para ver vídeos; e que o TikTok ultrapassa o X como 5.ª rede usada para seguir marcas.

Realizado pela Marktest desde 2011, o estudo os Portugueses e as Redes Sociais tem como finalidade conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais e a relação que têm com as marcas ali presentes, já que estas acabam por ser um importante instrumento de marketing e comunicação para as marcas.

Esta avaliação recorreu a uma base de 803 entrevistas, realizadas online durante entre 5 e 23 de julho de 2024, junto de uma amostra estratificada por Região Marktest, proporcional à população que constitui o universo, de acordo com as variáveis género e idade.

Comentários

Artigos Relacionados