Indico lança fundo de 25 milhões para investir em start-ups

A sociedade de capital de risco portuguesa lançou um novo fundo, o Opportunity Fund, que vai injetar até cinco milhões de euros adicionais nas empresas que já pertencem ao seu portefólio.

A Indico Capital Partners lançou hoje um novo fundo de 25 milhões de euros para apoiar empresas que já estejam no seu portefólio. Investimento máximo por cada start-up duplica para dez milhões de euros.

O Opportunity Fund vai injetar até cinco milhões de euros adicionais nas empresas que já pertencem ao seu portefólio.

Com o lançamento do Opportunity Fund, “a Indico tem agora a capacidade de investir entre 100 mil e 10 milhões de euros por empresa”, refere a sociedade.

“Temos tido o privilégio de ter o apoio de investidores individuais e institucionais do todo o mundo desde 2019, tanto portugueses como estrangeiros. O abrandamento do mercado era esperado há alguns anos e o nosso portefólio encontra-se, de um modo geral, numa boa posição para enfrentar as condições atuais. O lançamento do Opportunity Fund no mercado atual é perfeito, uma vez que nos dá maior possibilidade de apoiar um grupo limitado das nossas empresas mais promissoras”, explicou o presidente do conselho de administração da Indico, Stephan Morais.

Com este novo fundo, a Indico passa a ter um total de 141 milhões de euros em fundos para investir em start-ups: 91 milhões para empresas tecnológicas e 50 milhões para empresas ligadas à economia azul. Desde 2019, a Indico já colocou mais de 36 milhões de euros em 29 empresas. O portefólio da sociedade de capital de risco portuguesa já angariou 1,7 mil milhões de euros.

Os principais investidores no Opportunity Fund são o Fundo Europeu de Investimento, Portugal Tech cofinanciado pelo Banco Português de Fomento e a Golden Wealth Management, que têm vindo a investir sistematicamente na Indico desde 2019.

Em 2019, a Indico lançou o seu primeiro fundo com 54 milhões de euros, o VC I. Em 2020, a Indico fez uma parceria com a Google for Startups e daí nasceu um fundo pre-seed de 12 milhões de euros, que investe nas empresas selecionadas para o Indico Founders Program (até 500 mil euros por empresa).

Já este ano, a Indico lançou o Indico Blue Fund, de 50 milhões de euros, direcionado a start-ups e PMEs relacionadas com a economia azul e a sustentabilidade dos oceanos, que investe entre 100 mil e 5 milhões de euros por empresa.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados