A Montaigne Smart Business Solutions, incubadora e aceleradora de start-ups sedeada em Hyderabad, no sul da Índia, selecionou um aluno do 7.º ano do ensino básico para exercer funções de data scientist.

Aos 12 anos de idade, Siddharth Srivastav Pilli, que frequenta o 7.º ano do ensino básico num dos centros das Sri Chaitanya Techno Schools, foi contratado para trabalhar como data scientist pela empresa de software Montaigne Smart Business Solutions.

Siddharth Srivastav Pilli, citado na imprensa indiana, afirma que a sua principal inspiração é o pai, que o levou a interessar-se por código em tenra idade e o ensinou a programar. “A pessoa que mais me ajudou a conseguir um emprego tão novo foi o meu pai, que costumava mostrar-me diferentes biografias e me ensinou a codificar. Tudo o que sou hoje se deve a ele”, declara a mais recente e jovem contratação da Montaigne Smart Business Solutions. A criança adianta que “costumava jogar muitos jogos e fiquei curioso para saber como funcionam. Então o meu pai disse-me que pesquisasse sobre como os desenvolver. Foi assim que surgiu a codificação”.

Siddharth acrescenta que tem outra grande fonte de inspiração: o canadiano Tanmay Bakshi, que aos nove anos criou a sua primeira aplicação para iOS; o agora adolescente de 16 anos tem um popular canal no YouTube no qual ensina programação, já escreveu um livro sobre o tema, dá palestras, além de que é o mais jovem developer da plataforma Watson (sistema de inteligência artificial da IBM). Tanmay Bakshi, refere Siddharth Srivastav Pilli, “foi a minha maior inspiração para entrar numa empresa de software, porque ele conseguiu um emprego como developer na Google ainda muito novo e está a ajudar o mundo a perceber como é linda a revolução da inteligência artificial”.

Siddharth Srivastav Pilli parece, assim, seguir as pisadas do seu ídolo proveniente do Canadá, ao estabelecer o recorde de ser recrutado aos 12 anos para o cargo de data scientist na incubadora Montaigne Smart Business Solutions. Também ele é um ativo blogger e vlogger. Nos seus vlogs no YouTube, Siddharth explica como codificar e fornece tutoriais. Um dos seus posts intitula-se “Why kids have more intelligence than adults” (“Por que as crianças têm mais inteligência que os adultos”).

Comentários