Iberis Capital e Smart Lenders lideram ronda de investimento na StudentFinance

A start-up StudentFinance fechou uma ronda de investimento Série A no valor de 39 milhões de euros. A Iberis Capital e a Smart Lenders lideraram o processo.
A Iberis Capital e a Smart Lenders Asset Management lideraram a ronda de investimento Série A da StudentFinance que angariou 39 milhões de euros. Nesta ronda, que teve uma componente de investimento em capital e de dívida, participaram também a Armilar Venture Partners, a Mustard Seed Maze, a Giant Ventures e a Seedcamp.
Da estrutura acionista da StudendFinance constam ainda nomes como Nuno Sebastião, fundador da Feedzai, Felipe Navio, da Jobandtalent, Rolf Schromgens, da Trivago, Martin Villig, da Bolt, e Tom Bloomfield, fundador da Monzo.
“Com o apoio dos nossos investidores, vamos capacitar a nossa equipa e a nossa plataforma com os recursos necessários para conseguirmos ajudar mais pessoas a melhorarem a sua condição profissional. Pretendemos disponibilizar mais cursos de forma a ajudarmos na construção de uma força de trabalho preparada para o futuro, em particular nas áreas das tecnologias, inteligência artificial e alterações climáticas”, frisou Marta Palmeiro, cofundadora e CFO da StudentFinance.
Criada em 2020 por Mariano Kostelec e Marta Palmeiro, a start-up atua no segmento da requalificação de competências, preparando as pessoas para os trabalhos do futuro, desenvolvendo as competências necessárias para áreas profissionais que têm elevada procura. Através da sua plataforma, a StudentFinance financia cursos que aprofundam competências nas áreas da gestão de dados, cibersegurança, software engineering, data science, inteligência artificial e economia verde, entre outras valências.
Agora, com este reforço de investimento, a start-up prepara-se para iniciar um ciclo de expansão, nomeadamente através do crescimento do hub de investigação e desenvolvimento (I&D) a operar a partir de Portugal. Além de contribuir para a criação de emprego qualificado, pretende contratar no país profissionais para as funções de data scientist, data engineer, back-end & front-end engineer e product manager que darão suporte às operações da empresa na Europa, bem como nos mercados britânico, alemão, espanhol, português e finlandês.
Simultaneamente, a StudentFinance planeia expandir as operações no Reino Unido e na Alemanha, e reforçar a aposta em Espanha através de uma parceria com o Fundo Europeu de Investimento. Financiar 800 milhões de euros, apoiando a requalificação de 200 mil profissionais, são as metas desta start-up até 2026.
O processo de funcionamento da plataforma distingue-se por conceder financiamento aos utilizadores, sendo que o pagamento do empréstimo só se inicia depois dos formandos encontrarem emprego com base nas novas competências adquiridas. Desta forma, o risco é distribuído entre a StudentFinance, os formandos e as entidades de formação que têm protocolos com a empresa.
Desde a sua fundação, a StudentFinance já apoiou mais de 2000 pessoas a desenvolverem novas competências e geriu financiamentos a projetos de educação avaliados em mais de 15 milhões de euros, que aumentaram, em média, o salário dos utilizadores em 50%.