Iberdrola entra no capital de start-up espanhola que se dedica à reflorestação através de drones
Através do programa Árvores, a elétrica espanhola prevê semear oito milhões de árvores até 2022 e 20 milhões de árvores até 2030. A start-up espanhola CO2 Revolution vai ajudá-la nesta missão.
A Iberdrola anunciou a entrada no capital da CO2 Revolution, uma empresa espanhola que se dedica à reflorestação com recurso a drones e sementes inteligentes. A operação decorreu através do seu Programa Internacional de Startups Perseus, que na última década tem identificado e promovido projetos e tecnologias com potencial no setor elétrico, pode ler-se no site da empresa.
Segundo o Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Iberdrola, Agustín Delgado, uma das razões pelas quais a empresa entrou no capital da start-up justifica-se com “a abordagem inovadora com que a CO2 Revolution combina o uso de drones e big data, orientando efetivamente seu trabalho para melhorar a biodiversidade”, contemplando ”a economia do meio ambiente, por meio da colaboração com fornecedores locais, bem como a inclusão por meio de convénios com organizações”.
Através do programa Árvores, a elétrica espanhola prevê semear oito milhões de árvores até 2022 e 20 milhões de árvores até 2030, que será feito com espécies nativas (não apenas árvores), incluindo arbustos e gramíneas que contribuem para a preservação dos ecossistemas.
A CO2 Revolution contribuirá para esta missão, através da sua tecnologia que é capaz de repovoar até 100 vezes com mais rapidez do que os meios tradicionais, bem como semear até 100 mil sementes de árvores num único dia a baixo custo.
Até ao momento, o método da CO2 Revolution permitiu reflorestar mil hectares de terras e evitou a emissão de 150 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
Recorde-se que, em dezembro de 2020, a Iberdrola promoveu, no âmbito do seu programa de start-up Perseo, uma iniciativa denominada Perseo Venture Builder, com um investimento de 40 milhões de euros para a criação de empresas industriais inovadoras que operam nas suas áreas de eletrificação, bem como em setores de difícil descarbonização. A empresa de energia está focada na criação de negócios para apoiar a eletrificação.
Já este ano a Iberdrola lançou uma iniciativa internacional com o objetivo de encontrar uma solução inovadora para limpeza de painéis fotovoltaicos. Chama-se Start-up Challenge: Limpeza de painéis fotovoltaicos e o foco da iniciativa são start-ups que atuam nesta área e que podem candidatar as suas propostas até dia 18 de outubro.