Iberdrola adere ao Programa Pacto Global da ONU e quer fornecedores sustentáveis
A Iberdrola procura suprimentos e fornecedores que, além de sustentáveis, sejam transparentes, solventes, justos, éticos e tecnicamente competitivos.
A multinacional do setor elétrico aderiu a programa da ONU que promove a sustentabilidade dos fornecedores e, nesse sentido, está a implementar o programa de “Capacitação: Fornecedores Sustentáveis” como forma de promover a sustentabilidade entre os seus fornecedores.
A Iberdrola procura suprimentos e fornecedores que, além de sustentáveis, sejam transparentes, solventes, justos, éticos e tecnicamente competitivos. O fornecedor é avaliado durante o processo de compra para que se possa determinar o risco potencial do contrato. O seu modus operandi tem de estar de acordo com as políticas, princípios e responsabilidades do Grupo.
A multinacional promove ,assim, a primeira edição do Programa que contará com participação de mais de 2 mil PME fornecedoras, de 38 países, das quais 220 já aderiram ao programa. Durante cinco meses, as pequenas e médias empresas aderentes poderão aceder a cursos on-line, sessões gravadas e ao vivo, guias práticos, modelos para a elaboração de políticas e códigos e estudos de caso de outras empresas.
A formação é gratuita e inclui uma capacitação em quatro módulos sobre aspetos gerais da sustentabilidade, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os tópicos em quatro blocos dos Princípios do Pacto Global e a internacionalização da empresa, incentivos e relatórios de informações não-financeiras.
Completados todos os módulos do programa, os fornecedores que se candidatem ao programa receberão um certificado de participação e compliance.
O objetivo do programa é capacitar em termos de sustentabilidade as cadeias de fornecimento dentro dos parâmetros dos Dez Princípios do Pacto Global (direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção) e da Agenda 2030, explica a Iberdrola.
Os fornecedores da Iberdrola devem aceitar o Código de Ética do Fornecedor para poderem estabelecer uma relação comercial com a empresa. Este documento inclui princípios de atuação e cláusulas relativas ao respeito aos direitos humanos, diversidade e igualdade, saúde e segurança no trabalho, medidas antifraude e anticorrupção, respeito pelo meio ambiente, entre outras questões.
O programa é promovido no âmbito do Pacto Global da ONU, através da rede local em Espanha, conjuntamente com a Fundação ICO e o ICEX Espanha Exportação e Investimentos.
Resumo:
Responsável: Iberdrola
Área: Sustentabilidade
Produto: Programa de capacitação: Fornecedores sustentáveis
Mercado: Internacional
Necessidade: Fornecedores
Contacto: Iberdrola