O investimento de 150 mil euros que a New Tech procura será aplicado em publicidade, otimização da plataforma na versão Web, suporte aos servidores e desenvolvimento de versões mobile.

A New Tech Serviços & Negócios, Lda atua no mercado moçambicano desde 2012 e é especializada em serviços e produtos relacionados com Internet que incluem tecnologias mobile, Web, computação em nuvem, software e hardware. Conta atualmente com cinco colaboradores, dois sócios e três escritórios em Moçambique.

A ideia para criar a plataforma surgiu quando Caetano da Roda tinha 20 anos de idade e frequentava o curso de Gestão de Empresas. Na altura, mudou-se para a cidade para concluir os estudos e, tendo como objetivo ganhar dinheiro para ajudar em algumas despesas escolares, decidiu prestar serviços de reparação e manutenção de computadores aos seus colegas e conhecidos da faculdade.

“Em muito pouco tempo, o meu nome expandiu-se e os contactos também e daí surgiu a ideia de constituir legalmente a empresa, inicialmente com o nome «New tec Computer & Services, Lda», com o qual mantive atividade durante um ano e que se dedicava apenas ao fornecimento e assistência técnica de equipamentos informáticos. Em 2013, com admissão de uma nova sócia, decidi mudar o nome da empresa para o atual – New tech Serviços & Negócios, Lda –  com uma nova perspetiva e visão de negócio que passava pela integração de serviços tecnológicos da atualidade, como o desenvolvimento de apps mobile, softwares, internet via satélite, websites e Plataformas inteligentes”, explicou ao Link To Leaders Caetano da Roda.

O responsável, atualmente com 25 anos de idade e uma licenciatura em Gestão de Empresas, criou, juntamente com Cleonice Jemusse, a plataforma Mozapply.com que passou da fase de protótipo e validação, e que já está disponível no mercado moçambicano.

Segundo o cocriador da Mozapply, “trata-se de uma plataforma online que liga os fornecedores e compradores em tempo útil, permitindo ao comprador publicar anúncios de concurso para aquisição de produtos ou serviços e ao fornecedor submeter proposta por meio de cotação”.

Caetano da Roda revelou que “senti a necessidade de resolver o problema que as pequenas e médias empresas enfrentam no seu dia a dia, quando procuram vender os seus produtos ou serviços, acabando muitas vezes frustradas, devido a dificuldades e limitação no acesso à informação (oportunidades de negócio) e à sua fraca presença no mercado”.

Ao mesmo tempo, o responsável acredita que a plataforma recém-lançada vem solucionar alguns problemas com os quais os profissionais afetos à área de compra se deparam, tais como dificuldade para encontrar fornecedores em tempo útil, dificuldade para conseguir cotações com as propostas desejadas e dificuldades no contacto direto entre os fornecedores e compradores, de forma mais célere”.

Neste sentido, Caetano da Roda aponta como vantagens da utilização da plataforma a poupança de tempo e dinheiro, uma vez que “os utilizadores não terão de se deslocar de loja em loja e escritório em escritório, à procura da melhor proposta que conjugue preço e condições. Poderão ter tudo isto em segundos”.

Quanto ao futuro, o responsável afirma querer criar uma versão da plataforma para o mercado português: “pretendo levar o produto ao mercado português, na versão portuguesa denominada PortApply e, futuramente, chegar a outros mercados da zona Euro”, revelou.

Por ora, a New Tech está à procura de Investimento na ordem dos 150 mil euros para aplicar em publicidade, desenvolvimento das versões mobile, desktop app, otimização da versão Web e suporte aos servidores (custos com manutenção), e também de parceiros tecnológicos com residência e domicílio em Portugal, que possam ajudar a escalar esta ferramenta.

Resumo:
Responsável: Caetano da Roda
Área: Tecnológica
Produto: PorApply – plataforma que Liga Fornecedores e Compradores em Tempo útil
Mercado: Nacional/Internacional
Necessidade: Parceiro Tecnológico/Investidores
Contacto: caetanodaroda@outlook.com

 

Comentários