IAPMEI disponibiliza ferramenta para avaliar maturidade digital das empresas

O SHIFT to 4.0 já está acessível online e permite avaliar a maturidade digital das empresas nacionais.

O IAPMEI– Agência para a Competitividade e Inovação, acaba de disponibilizar no seu site uma ferramenta de autodiagnóstico para empresas de qualquer setor de atividade. Designa-se SHIFT to 4.0 e permite que estas possam, de forma simples e automática, avaliar o seu estado de maturidade digital.

Esta avaliação SHIFT to 4.0 é suportada na análise de seis dimensões da indústria 4.0, que constituem a essência da i4.0. A partir dos diferentes temas de cada dimensão é possível posicionar a empresa num dos seis estados de maturidade i4, explica o IAPMEI em comunicado.

É com este ponto de partida que podem ser identificadas oportunidades, boas práticas, ferramentas, medidas e ações que possam apoiar os processos de reflexão estratégica das empresas, em particular das PME, no seu percurso de transformação digital e reforço de competências nesta área.

A ferramenta SHIFT to 4.0 foi desenvolvida pelo ISQ e promovida pelo IAPMEI. Teve como base um inquérito criado pelo IW Consult da Cologne Institute for Economic Research e pela FIR da RWTH da Universidade de Aachen, e foi posteriormente adaptado à realidade portuguesa pelo ISQ em colaboração com Cristina Barros, na qualidade de co-coordenadora técnica do EIXO 3 do Programa INCODE 2030.

A iniciativa piloto, à qual se associaram diversas entidades do Sistema Científico e Tecnológico, está a decorrer até ao final de maio e possibilita que um conjunto de empresas beneficiem da realização de um exercício de avaliação de maturidade i4.0 com o seu apoio e disponham de informação complementar não explorada no exercício de autodiagnóstico.

Comentários

Artigos Relacionados