Hub Azul Dealroom é a nova plataforma mundial dedicada à economia azul

O Hub Azul Dealroom foi criado para facilitar e mapear dados e informações empresariais da economia azul e conectar start-ups, PME, empreendedores, investidores e players relevantes do setor.
O Hub Azul Portugal, Rede de Infraestruturas de Inovação para a Economia Azul, lança hoje o Hub Azul Dealroom, a primeira plataforma digital mundial de negócios da economia azul. Trata-se de um projeto desenvolvido com o objetivo de facilitar a mapear inúmeros dados e informações empresariais da economia azul para conectar – e fazer matchmaking rápidos e precisos – entre as start-ups, as PME, os empreendedores, os investidores, entre outros atores relevantes do ecossistema.
Até à data, a plataforma já tem registadas mais de 1.030 start-ups (das quais 800 com capital levantado), perto de 1.200 investidores e mais de 100 grandes empresas da economia azul de diversos mercados.
Gonçalo Faria, gestor-líder do projeto Hub Azul Portugal, explicou que uma das principais funcionalidades e verdadeiras mais-valias da plataforma “é permitir fazer um ‘match’ imediato entre uma start-up e diversos investidores/financiamentos. Este ‘matchmaking’ é feito através da Inteligência Artificial (IA) que identifica o perfil das start-ups cruzando-as com os Fundos de Investimentos presentes na plataforma, através da informação aberta da internet e do algoritmo proprietário da Dealroom, permitindo uma facilitação imediata de informação de elevado valor acrescentado, factual, que pode conduzir a novas oportunidades de negócio e melhor entendimento das cadeias de valor da economia azul”. Acrescenta ainda que “esta informação é estratégica para a definição das missões de inovação dos 7 polos e da Hub Azul School que compõem a rede Hub Azul Portugal”.
Além da apresentação da plataforma, hoje também são assinados quatro Protocolos de Cooperação entre o Fórum Oceano e a Caixa Geral de Depósitos, a StartUp Portugal, a EuroNext Lisbon e o Porto de Lisboa, bem como dois Memorandos de Entendimento (MoU) com uma das maiores aceleradoras mundiais de start-ups da economia azul, o Katapult Ocean, e o mecanismo da Comissão Europeia Blue Invest Platform. Todos estes protocolos e MoUs visam promover o desenvolvimento da plataforma Hub Azul Dealroom e do ecossistema de inovação Hub Azul Portugal.
Refira-se que Hub Azul Portugal, Rede de Infraestruturas de Inovação para a Economia Azul, insere-se no Programa de Recuperação e Resiliência financiado pela Comissão Europeia. O Fórum Oceano (entidade gestora do Cluster do Mar Português) é a organização responsável pela criação do modelo de negócio global para o Hub Azul em articulação com o Conselho de Gestão Estratégica do Hub Azul, presidido pela Direção Geral de Política do Mar.