Hovione compra start-up ExtremoChem

A Hovione adquiriu a start-up ExtremoChem e reforça apoio aos clientes na estabilização de produtos biofarmacêuticos.

A Hovione, empresa especializada na oferta integrada de CDMO (contract development and manufacturing organization), comprou a ExtremoChem, uma start-up dedicada à síntese, desenvolvimento e comercialização de açúcares sintéticos de origem biológica para a maior estabilização, redução da viscosidade e melhor desempenho das proteínas e outros produtos biofarmacêuticos.

Com esta aquisição a Hovione reafirma o seu compromisso na expansão das suas plataformas tecnológicas. Em comunicado, a empresa revelou estar a investir em novos ativos e em tecnologias inovadoras para responder à procura dos clientes por serviços integrados e diferenciados de fabrico de substâncias farmacêuticas, engenharia de partículas e produtos farmacêuticos.

“As proteínas e outros biofarmacêuticos representam uma parte significativa dos pipelines dos nossos clientes. A aquisição dos açúcares sintéticos da ExtremoChem, combinada com as capacidades de engenharia de partículas da Hovione proporciona aos nossos clientes um conjunto único de ferramentas para otimizar formulações e resolver problemas de estabilidade no ciclo de vida dos produtos biofarmacêuticos”, explicou Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione.

A ExtremoChem, refira-se, desenvolveu uma biblioteca de açúcares proprietários, análogos sintéticos de moléculas naturais encontradas em extremófilos – organismos capazes de resistir aos ambientes mais inabitáveis. Esses açúcares têm demonstrado potencial para superar os desafios associados à estabilização de produtos biofarmacêuticos durante as fases de produção, purificação, formulação e transporte.

Filipe Aguiar, diretor-geral da ExtremoChem, congratulou-se com a concretização deste negócio. “A Hovione tem uma longa história de desenvolvimento e industrialização de tecnologias inovadoras para a indústria farmacêutica. Esta aquisição ajudará a garantir que a ciência que desenvolvemos na ExtremoChem terá uma adoção no mercado mais ampla e rápida”.

Comentários

Artigos Relacionados