Handy Rice vai representar Portugal em prémio europeu de inovação

Um snack desidratado à base de arroz e yacon venceu o prémio Ecotrophelia Portugal2022, que decorreu ontem no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e prepara-se agora para representar Portugal na competição europeia, em Paris.

Já é conhecido o projeto desenvolvido por jovens estudantes universitários que vai representar Portugal na próxima edição do Ecotrophelia Europe, a ter lugar em outubro, na SIAL Paris. O Handy Rice é um snack desidratado à base de arroz e yacon (tubérculo com origem nos Andes peruanos e já a ser produzido em Portugal, conhecido devido ao teor muito baixo de calorias e às suas propriedades prebióticas) e venceu a competição nacional que decorreu ontem no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Organizada pela PortugalFoods, esta iniciativa, que vai na sexta edição, tem como objetivo distinguir a inovação, o espírito empreendedor e a competitividade do setor alimentar, lançando a estudantes, investigadores, professores e profissionais da indústria o repto de criarem produtos, inovadores e sustentáveis, que respondam às exigências e anseios dos consumidores.

O Handy Rice resulta do trabalho conjunto de estudantes do Departamento de Comunicação e Arte e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O produto valoriza os subprodutos do yacon, através da utilização das raízes partidas resultantes da sua colheita, sendo o xarope deste produto uma solução eficaz para a sua rentabilização. O resíduo de polpa produzido durante a sua formulação é também utilizado nos snacks Handy Rice. Na embalagem são utilizados subprodutos do arroz, com a formulação de um filme biodegradável à base de amido.

O pódio do Ecotrophelia Portugal 2022 foi ainda ocupado pelo notEggo, um substituinte vegetal ao ovo, com forma e consistência a um ovo de galinha, desenvolvido pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa – produto que conquistou também o prémio “Born From Knowledge”, atribuído pela ANI – Agência Nacional de Inovação. Alunos da mesma instituição académica garantiram também o terceiro lugar desta prova nacional, com o produto MealBalls, almôndegas de vegetais com a incorporação de farinha de inseto. Ao todo, estiveram a concurso oito equipas finalistas.

À 6ª edição do Ecotrophelia Portugal concorreram, no total, 15 equipas, constituídos por cerca de 60 alunos provenientes de instituições de ensino superior de Norte a Sul do País.

Handy Rice vai agora representar Portugal na competição europeia, Ecotrophelia Europe 2022, que decorrerá durante a SIAL Paris, entre 15 a 19 de outubro. Além da equipa portuguesa, estarão a concurso projetos de outros 15 países – Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia e Sérvia – que promovem a competição de inovação alimentar dirigida a estudantes do ensino superior.

Em 2020, o projeto OrangeBee, preparado fermentado de aquafaba desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro, foi o grande vencedor do prémio internacional.

Comentários

Artigos Relacionados