Hackathon #SOTEU desafia cidadãos a propor ideias para a União Europeia

Que propostas faria e que temas teria como prioridade se fosse presidente da Comissão Europeia? Este é o desafio lançado pelo Hackathon #SOTEU. A iniciativa ocorre online entre os dias 19 e 21 de agosto.

Que ações desenharia e que temas seriam prioridade se estivesse na Presidência da Comissão Europeia? A iniciativa Hackathon #SOTEU, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, é uma maratona de construção de discursos alternativos e apelativos sobre o Estado da União Europeia e ocorre totalmente online entre os dias 19 e 21 de agosto.

Os interessados terão a oportunidade de colocar até segunda-feira, 17 de agosto, questões a peritos de uma diversidade de temas e de responder a vários desafios.

Da vida familiar e escolar à sustentabilidade dos negócios, da organização pessoal à do trabalho, muitas mudanças e novos desafios surgiram na vida dos europeus nos últimos meses, sobretudo desde o estado declarado de pandemia.

Os impactos nas sociedades, nas empresas, nos comportamentos individuais e na União Europeia fazem com que haja novas medidas de tempo e novas linhas de pensamento sobre a Europa e o mundo: há um antes e um pós-Covid 19.

Em 48h e num ritmo bastante intenso, os participantes, em equipas ou individualmente, são convidados a refletir sobre esta realidade e sobre a União Europeia, a conversar com desafiadores e especialistas de diferentes áreas, e a superar vários desafios para desenvolver e apresentar o seu próprio discurso SOTEU.

Na manhã do último dia, as equipas mais apresentam os seus discursos a um painel de júri que escolherá os três discursos vencedores.

Os melhores discursos serão difundidos nas várias plataformas de comunicação da Representação da Comissão Europeia em Portugal e as questões e temas levantados durante o exercício servirão para contribuir para o SOTEU da Presidente Ursula von der Leyen que será proferido a 16 de setembro.

As candidaturas estão abertas. Como se trata de uma verdadeira maratona, tem só até 17 de agosto para se inscrever.

 

 

Comentários

Artigos Relacionados