Há uma nova plataforma para promover os oradores portugueses

Chama-se Luso Speakers Bureau e quer projetar a capacidade técnica do país e captar mais investimento estrangeiro no setor dos eventos e congressos.
A plataforma Luso Speakers Bureau foi lançada recentemente e permite profissionalizar o mercado de oradores, facilitando a ponte entre organizadores de eventos e especialistas nacionais. O objetivo é potenciar a participação de oradores portugueses em iniciativas promovidas em Portugal por organizadores internacionais, dando espaço aos speakers nacionais para partilharem as suas histórias.
De acordo com as fundadoras do projeto, Rita Andrews e Marta Graça, a Luso Speakers Bureau trata-se de uma “agência de oradores” que agrega talento, conhecimento e experiência e projeta para fora o trabalho desenvolvido pelos oradores portugueses, por forma a inspirar o público dos eventos que acontecem em território nacional.
A ideia nasceu numa conversa casual, onde as fundadoras começaram a identificar pessoas com potencial, mas que não eram conhecidos pelo público internacional. “A lista dos oradores começou assim a crescer e surgiu o projeto para dar visibilidade a profissionais nacionais com talento e experiência. Queremos posicionar o conhecimento e talento ao nível do que melhor se vê internacionalmente”, explica Marta Graça.
Uma das suas grandes ambições passa também por demonstrar a capacidade técnica instalada do país e captar mais investimento estrangeiro no setor dos eventos e congressos, ao ser disponibilizada a plataforma em inglês e português.
A Luso Speakers Bureau pretende, em simultâneo, promover os oradores nacionais e assegurar diversidade nas gerações, na localização e nos setores, com oradores das áreas de ciência, medicina, economia, gestão e finanças, educação, arquitetura, direito, tecnologia, empreendedorismo, agricultura, artes e desporto.
Entre os oradores já confirmados na plataforma estão nomes como Ana Pires, investigadora do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, Pedro Gadanho, arquiteto, curador, escritor e fundador do MAAT, Assunção Cristas, professora associada da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Bruno Soares Gonçalves, investigador coordenador do Instituto Superior Técnico e presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Ana Matos, bióloga e engenheira florestal na Reserva do Vale Velho da Serra da Estrela, Paulo Ferrão, professor catedrático do Instituto Superior Técnico e presidente do IN+, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, Veronica Orvalho, reconhecida com o Women Who Tech Award em Nova Iorque, o prémio científico IBM e Women Entrepreneurship Award 2023, e Pedro Diogo Vaz, country manager da Superbrands em Portugal, Angola, Espanha e França, professor na Escola Superior de Comunicação Social e empreendedor.
A plataforma é aberta a todos os oradores e a inscrição é feita online e após curadoria. A divulgação dos oradores portugueses é feita também a nível internacional.