GuestAccess, a app que ajuda hóspedes com necessidades especiais.

O projeto tem a chancela do NEST, da Associação Accessible Portugal e do Turismo de Portugal e vai ajudar os alojamentos turísticos no apoio aos turistas com necessidades especiais.
GuestAccess é uma aplicação gratuita que vai capacitar os colaboradores de alojamentos turísticos, desde hotéis ao alojamento local, a melhorarem a experiência dos hóspedes com necessidades específicas na fruição do espaço. O projeto foi desenvolvido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, e pela Associação Accessible Portugal (associação para a promoção de um turismo para todos), em parceria com o Turismo de Portugal.
Estas entidades juntaram-se, assim, para criar uma solução que ajudasse os colaboradores a tomarem as medidas corretas para cada tipo de incapacidade que os hóspedes possam apresentar quando chegam a um alojamento turístico. Tendo em consideração o envelhecimento da população, e consequentemente dos turistas, aumenta a necessidade de dar resposta questões específicas de acessibilidade, de ordem motora, auditiva, visual e cognitiva que os clientes vão apresentando. Daí a urgência de procurar respostas para esta realidade.
E como nem sempre é possível a todas as empresas do setor o investimento em formação ou equipamento que permita responder a todas as dificuldades dos seus hóspedes, esta nova aplicação pretende colmatar essa lacuna. Para incentivar um maior conhecimento das atitudes adequadas a adoptar em cada caso, os colaboradores poderão responder a um quizz e saber a sua pontuação, tomando assim consciência da sua aptidão para receber esses hóspedes. Desta forma, através do GuestAccess os colaboradores ficam aptos a assegurar um atendimento correto dos hóspedes com necessidades específicas.
Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, frisou que “caminhar para um turismo mais inclusivo é uma das prioridades do turismo nacional e consequentemente do NEST. Com este projeto, conseguimos tornar acessíveis uma série de boas práticas simples de implementar e que podem fazer toda a diferença na experiência de um hóspede com necessidades específicas”.
“A Accessible Portugal congratula-se por ter sido desafiada para conceber os conteúdos da GuestAccess e assim cumprir mais uma das suas missões: contribuir para a qualificação da nossa oferta turística para todos”, concluiu Ana Garcia, presidente da Accessible Portugal.