Grupo basco quer soluções digitais para promover hábitos de nutrição saudáveis

Especializado na distribuição de produtos alimentares e serviços de grande consumo, o grupo espanhol lançou um desafio na área da alimentação para soluções inovadoras centradas em consumo saudável.

Um dos principais grupos cooperativos bascos de distribuição de produtos e serviços de grande consumo lançou um desafio de inovação aberta no domínio da alimentação. O grupo do Norte de Espanha quer desenvolver uma solução integral centrada na criação e manutenção de rotinas de consumo saudáveis.

Comprometida com a saúde dos seus clientes, a cooperativa quer contribuir para que estes tenham opções nutricionais corretas e sustentáveis, e considera que a educação e a segurança são os pilares básicos para promover a mudança para uma alimentação mais equilibrada.

Nesse sentido, organizam uma série de programas educativos que fornecem às crianças ferramentas didáticas sobre como comer corretamente, ao mesmo tempo que desenvolveram um modelo de gestão da qualidade que garante que o produto final que chega aos consumidores cumpre todos os controlos de segurança. Este modelo reúne normas, processos, procedimentos, ferramentas e definições que garantem a segurança em toda a cadeia de valor.

A cooperativa tornou-se também o primeiro retalhista em Espanha a implementar uma nova rotulagem ambiental em vários dos seus produtos. Um deles é o Planet-Score, um rótulo que indica o impacto ambiental dos produtos usando uma escala de letras e cores.

Desenvolveu também o que designa de Semáforo Nutricional, um sistema que permite saber o número de calorias, açúcares, gorduras, gorduras saturadas e sal de um produto; e o Nutri-Score, um sistema de rotulagem que classifica os alimentos de acordo com a sua qualidade nutricional e que permite aos consumidores comparar, dentro do mesmo tipo de produto, qual o melhor.

Para enfrentar este desafio, as soluções que procura podem exigir dados de diferentes fontes, desde a microbiota, até variáveis como atividade física, hábitos de sono, saúde menstrual, alergias, intolerâncias, estilos de vida, entre outras. O resultado deve ser uma abordagem holística que forneça conteúdo valioso, recomendações, experiências gamificadas e outros insights.

A solução que procuram deve preencher requisitos como permitir a integração em diferentes plataformas; ser atrativa e intuitiva; envolver um modelo de negócio sustentável e escalável, e permitir a segmentação de utilizadores.

A cooperativa basca procura um parceiro TIC, com experiência no setor alimentar, que desenvolva uma solução para este desafio ao abrigo de um acordo comercial com assistência. Deve ser especialista em software / design / desenvolvimento de aplicações sob medida e assegurar também a manutenção e os serviços de apoio.

Resumo:
Área: Alimentação
Produto: Software
Mercado: Internacional
Necessidade: Parceria TIC
ContactoConsultar site de acesso
Referência: ES-2023-169_TRES20230526012

Comentários

Artigos Relacionados