Itália: Start-up criou sistema de recolha de folhas para compostagem e procura parcerias
A start-up italiana patenteou um produto de limpeza ao ar livre que recolhe folhas em sacos compostáveis e reduz o seu volume em 90%, transformando-as num recurso valioso.
Fundada em outubro do ano passado, a start-up com sede em Milão, Itália, desenvolveu um sistema dinâmico e tecnologias de ponta para abordar a questão da limpeza dos espaços exteriores, como jardins, por exemplo. O sistema aspira biomassa em sacos compostáveis, extrai o ar e sela-os a vácuo, reduzindo o volume do material em cerca de 90%. Trata-se de um processo que agiliza e facilita o transporte, a eliminação adequada e o armazenamento de biomassa.
A proposta da start-up italiana com este projeto visa melhorar a vida dos indivíduos que possuem ou gerem espaços exteriores, transformando resíduos de folhas volumosas num recurso abundante, introduzindo a reciclagem de resíduos verdes. A empresa detém uma patente internacional para este tipo de tecnologia de recolha e compactação a vácuo para material celulósico vegetal. Atualmente, está a desenvolver uma cadeia de abastecimento circular de Upcycling em colaboração com outras empresas para produzir matérias-primas e produtos de base biológica de nova geração.
A procura de materiais de base biológica, obtidos através de reciclagem ou de upcycling, está a registar um crescimento exponencial. Isso ocorre porque os materiais de base biológica de nova geração fornecem uma vantagem competitiva bem-sucedida para as empresas e alinham-se com as preferências do consumidor. A matéria-prima extraída de resíduos verdes, juntamente com produtos derivados como papel, não requer o corte de árvores ou o uso de terra e recursos. Para garantir a qualidade e procedência das suas matérias-primas e resguardar o trabalho dos seus parceiros, a cadeia de abastecimento visa estabelecer um novo selo de certificação ética e sustentável, e fornece um modelo circular seguro e inovador que se auto-sustenta ao longo do tempo e entre locais, capaz de escalar globalmente e adaptar-se aos recursos vegetais disponíveis localmente.
Atualmente, já são mais de 20 as empresas italianas e europeias que aderiram a esta Supply Chain, atraindo o interesse de instituições, universidades e fundações para projetos de pesquisa e colaboração.
Para ampliar esta rede, a start-up de Milão procura empresas parceiras interessadas em iniciar projetos-piloto em pesquisas, processos, serviços e produtos dentro das suas respetivas áreas de atuação
Resumo:
Responsável: Start-up Itália
Área: Tecnologia
Produto: Reciclagem e compostagem de folhas
Mercado: Internacional
Necessidade: Parcerias
Contacto: Site de acesso
Referência: TRIT20230926012