Granter.ia, a plataforma que ajuda PME a aceder a fundos europeus

A Granter.ai quer democratizar o acesso a financiamento e apoiar a inovação, estabelecendo a ponte de ligação entre as PME e os fundos comunitários. O seu objetivo é reduzir a burocracia e despesas associadas aos métodos de consultoria tradicionais inerentes às candidaturas.

A start-up tecnológica Granter.ai anunciou o lançamento oficial da sua plataforma que conecta pequenas e médias empresas a potenciais oportunidades de financiamento. Com recurso à Inteligência Artificial, os utilizadores desta ferramenta já requisitaram um total de 4,6 milhões de euros em apoios financeiros.

A plataforma que, ainda em versão private-beta, já contava com um total de 315 empresas inscritas e contabiliza 4,6 milhões de euros em grants (subvenções) pedidas por empresas, apoia todo o processo de candidatura a fundos europeus graças à tecnologia de Inteligência Artificial (IA).

“Falámos com mais de uma centena de empresas portuguesas. Enquanto algumas, em particular as maiores, têm recursos dedicados para tratar da burocracia, a maioria não tem. Para além disso, muitas nem sabem se são elegíveis ou veem-se obrigadas a recorrer a consultores que têm um custo elevado, o que torna este benefício inacessível para as empresas mais pequenas. Através da Granter.ai, queremos reafirmar o verdadeiro propósito das grants – apoiar a inovação e o crescimento económico”, comenta Bernardo Seixas, CEO da Granter.ai.

Na plataforma da Granter.ai, os utilizadores têm apenas de criar uma conta e responder a algumas questões sobre a sua empresa. A partir desse momento, a ferramenta de IA analisa todas as bases de dados nacionais e europeias, revela as oportunidades de financiamento que mais se adequam ao perfil da empresa e gera uma candidatura direcionada para a oportunidade selecionada pelo utilizador. O Portugal 2030, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Horizonte Europa e European Innovation Council (EIC) são alguns dos programas aos quais a Granter.ai facilita o acesso.

“O recurso à IA pode ser um grande aliado, principalmente em processos morosos e complexos, que acabavam por impedir muitos empreendedores de avançar com uma candidatura e, em alguns casos, de executar excelentes projetos. Nesse sentido, pretendemos romper com esta realidade e possibilitar que as PME consigam, finalmente, receber a ajuda de que necessitam de forma eficiente”, afirma Bernardo Tavares, CTO da Granter.ai.

Ainda assim, apesar do importante papel desempenhado pela Inteligência Artificial, a Granter.ai reconhece a relevância do toque humano e oferece a opção de revisão de candidaturas por especialistas em candidaturas a fundos comunitários.

“O uso da IA já mudou o paradigma da consultoria. Ferramentas como o ChatGPT transformaram a maneira como os consultores trabalham. Na Granter.ai, estamos empenhados em abraçar essa mudança, descobrir a melhor sinergia possível entre IA e o expertise humano, e, principalmente, em como trazer esses benefícios para os nossos clientes”, adiciona o CTO.

A start-up está agora a levantar uma ronda de capital para conseguirem levar a sua tecnologia para outros mercados europeus e apoiar PME de outras nacionalidades.

Comentários

Artigos Relacionados