Governo aprova fundo de 55 milhões de euros para inovação social
O governo aprovou ontem em Conselho de Ministros a atribuição de 55 milhões de euros para o Fundo de Inovação Social. O dinheiro, que será atribuído em duas modalidades, visa apoiar entidades de economia social e pequenas e médias empresas.
São 55 milhões de euros para impulsionar iniciativas de empreendedorismo e inovação social que desenvolvam projetos inovadores de forma a encontrarem soluções para problemas sociais. Estão aptas para receber investimentos organizações que já tenham potencial de crescimento e capacidade de internacionalização
Do montante total, apenas 8,25 milhões de euros (15%) sairão do Orçamento do Estado. O restante será injetado através de verbas do Fundo Social Europeu. Este instrumento financeiro entrará em funcionamento no terceiro trimestre de 2018.
O financiamento será feito em duas modalidades: dívida e capital. No caso de dívida, o fundo dará a garantia de empréstimos junto de instituições bancárias, permitindo negociar condições mais favoráveis a créditos concedidos. No segundo caso, será feito um coinvestimento entre o fundo em causa e investidores individuais, fundos de capital de risco, empresas e entidades da economia social.
Estes 55 milhões de euros vêm complementar os três programas de financiamento já existentes do programa Portugal Inovação Social, sendo estes Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto e Títulos de Impacto Social.