Goparity fecha campanha de 800 mil euros para espanhola Comunidad Solar

A plataforma portuguesa consolida a sua presença em Espanha com a ação de crowdlending para a Comunidad Solar que vai levar energia limpa a residências e empresas sem espaço para painéis fotovoltaicos.

A plataforma de financiamento sustentável Goparity encerrou a sua maior campanha de crowdlending até à data, com um total de 800 mil euros angariados. A empresa espanhola Comunidad Solar é a promotora da campanha, que tinha como finalidade obter verbas para investir num parque solar em Múrcia (Espanha), designado Cervantina.

O objetivo inicial da angariação era atingir os 600 mil euros, valor que a Comunidad Solar decidiu aumentar depois de ter alcançado a meta inicial em cerca de um mês. Participaram mais de 3.800 pessoas/investidores, de mais de 35 países, que obterão um retorno anual de 6,3% durante 10 anos.

“O apoio que recebemos encoraja-nos a seguir em frente e a mostrar o que podemos alcançar juntos – obrigado à Goparity, por serem a ponte que tornou este sonho possível”, declarou Paco Ragageles, cofundador e CEO da Comunidad Solar.

A missão da Comunidad Solar é reduzir a dependência dos mercados de eletricidade, através da criação de comunidades de energia que tragam mais agência e autonomia aos seus membros. O dinheiro angariado nesta campanha será usado para adquirir integralmente a central solar de La Cervantina (Fuente Alamo, Múrcia), a fim de produzir e comercializar energia solar para pessoas e empresas que não disponham de espaço suficiente para instalar painéis solares nas suas casas ou empresas. A central solar adquirida evitará a emissão de cerca de 282 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera, o que equivale à capacidade de absorção de mais de 12.000 árvores.

Este novo modelo permite que os consumidores beneficiem de uma redução direta dos custos, uma vez que estarão menos dependentes da rede e, por conseguinte, menos dependentes das flutuações do mercado e dos encargos fiscais.

“O facto de ser o nosso maior projeto de sempre, no valor de 800 mil euros, promovido por uma empresa espanhola poucos meses depois de nos ter sido atribuída a Licença Europeia de Financiamento Colaborativo e de termos anunciado a nossa entrada em Espanha é muito motivador”, afirmou Nuno Brito Jorge, cofundador e CEO da Goparity. Acrescentou ainda que “a colaboração entre a Goparity e Comunidad Solar faz todo o sentido. Ligar uma comunidade de investidores de impacto a um projeto que leva energia renovável a comunidades, é uma forma de escalar o compromisso das duas organizações com a democratização, descentralização e acessibilidade do desenvolvimento sustentável”.

Comentários

Artigos Relacionados