Goparity compra espanhola Bolsa Social e consolida-se no mercado ibérico de investimento de impacto
A plataforma portuguesa de investimento de impacto está cada vez ibérica. A Goparity acaba de comprar a plataforma espanhola Bolsa Social.
A Goparity anunciou a aquisição da Bolsa Social, a primeira plataforma espanhola de financiamento colaborativo de impacto autorizada pela CNMV (Comisión Nacional del Mercado de Valores), a entidade reguladora espanhola, homóloga da CMVM.
Com esta operação, a plataforma portuguesa de investimento de impacto dá mais um passo significativo no ecossistema ibérico de investimento impacto e acelera a sua expansão europeia, consolidando o posicionamento como referência no crowdfunding sustentável. Passa assim a incluir equity (compra de ações) na sua oferta de investimento, num passo estratégico que a transforma numa plataforma financeira mais completa. Numa fase inicial, as novas ofertas de investimento em equity continuarão a ser feitas através da plataforma da Bolsa Social.
A Goparity, recorde-se, conta com mais de 420 campanhas de financiamento colaborativo por empréstimo que angariaram mais de 55 milhões de euros para projetos de impacto em três continentes.
“Esta aquisição marca um momento histórico para a Goparity e para o investimento de impacto na Península Ibérica e na Europa”, afirmou Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity. Acrescenta que “com a oferta de equity crowdfunding, queremos tornar-nos o parceiro de financiamento das empresas e empreendedores de impacto ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde momentos em que procuram novos acionistas até fases em que faz sentido recorrer a financiamento por dívida conforme as suas necessidades”.
A integração da Bolsa Social – que tem mais de 13 mil utilizadores e cerca de 15 milhões de euros investidos em projetos de impacto – além de trazer diversificação em termos serviços financeiros, com a introdução de um novo produto de investimento, permite à fintech portuguesa acelerar o seu crescimento em Espanha e reforça a equipa com Marta Abbad-Jaime de Aragón, antiga COO da Bolsa Social, que a partir de agora assume o cargo de Head of Equity da Goparity. Refira-se que a Goparity e a Bolsa Social há vários anos que atuam lado a lado no ecossistema europeu de impacto.
A propósito desta operação, José Moncada Durruti, fundador e CEO da Bolsa Social, salienta que “graças a esta união, os investidores da Bolsa Social poderão aceder a novas oportunidades de investimento de impacto, dentro e fora de Espanha. Estamos muito contentes por dar este passo, porque a comunidade de investidores e de empresas da Bolsa Social beneficiará da cobertura e da solidez profissional da Goparity”.







