Google terá novo recurso para ajudar vítimas de violência doméstica

Os resultados de pesquisa do Google para tópicos relacionados com a violência doméstica mostram agora uma caixa com informações de contato da National Domestic Violence Hotline, anunciou o motor de busca.

O Google anunciou que a partir de agora as pesquisas com termos relacionados com violência doméstica nos Estados Unidos vão passar a mostrar uma caixa com informações de contato da National Domestic Violence Hotline (Linha Direta Nacional de Violência Doméstica dos EUA).

Procurar palavras como “violência doméstica” e “o namorado bateu-me” gera automaticamente uma caixa no topo dos resultados, que inclui o número de telefone da linha direta, um link direto para os serviços de chat online, além de um link direto para fazer uma ligação telefónica, explica o site The Verge.

A iniciativa procura ajudar as vítimas e sobreviventes a pedir assistência de uma maneira mais rápida, principalmente em casos quando há oportunidade de pedir apoio com segurança.

“Isto ajudará os sobreviventes, especialmente aqueles que estão a passar por uma crise, a obter informações e a ligação ao serviço de apoio 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma rápida”, disse Crystal Justice, diretora de assuntos externos da The National Domestic Violence Hotline.

O serviço de apoio da organização norte-americana conta com suporte 24 horas, 7 dias por semana com assistência em inglês e espanhol, além de mais de 200 idiomas adicionais com a ajuda de intérpretes.

Os representantes da The National Domestic Violence Hotline disponibilizam também conselhos às vítima sobre o uso seguro da Internet nos casos mais sensíveis, como a ocultação do histórico de procura e a criação de uma conta de email alternativa.

Segundo a The National Domestic Violence Hotline, a violência doméstica afeta mais de 12 milhões de pessoas nos EUA por ano. Além disso, com a pandemia do Covid-19, os fatores de risco de abuso, como stress económico, depressão e uso de álcool, também aumentaram, levando a um pico no número de casos de agressão.

O Google conta ainda com assistência para outras situações de crise nos resultados de pesquisa relacionados com agressão sexual, dependência de drogas e suicídio, disponibilizando informações de contato diretas para as instituições de assistência.

Comentários

Artigos Relacionados